Rede Unida, Encontro Regional Centro-Oeste 2014

Tamanho da fonte: 
Promoção de Saúde para Cuidadores dos Pacientes do Centro de Especialização em Reabilitação/APAE
Mateus de Oliveira Ortiz, Lais Angeli Gamarra, Ana Paula Simões No, Jamila Paez Da Silva, Keslyn Silveira

Última alteração: 2014-11-07

Resumo


Tendo em vista os conceitos de saúde como bem-estar físico, mental e social (Organização Mundial de Saúde), seus determinantes e do conceito de promoção da saúde deferido na Carta de Ottawa (1986), executamos o projeto objetivando promover ações de promoção e educação em saúde contemplando os cuidadores dos pacientes do Centro de Especialização em Reabilitação (CER/APAE) de Campo Grande – MS, com atividades planejadas que ofereçam ferramentas que incentivem  o auto-cuidado e uma melhor qualidade de vida.O relato consiste em descrever a experiência vivenciada pelos acadêmicos da disciplina de Saúde e Cidadania II integrada à disciplina de Processo Saúde-Doença, Estilo e Qualidade de Vida do Curso de Fisioterapia da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS no projeto com os cuidadores do CER/APAE, com frequência quinzenal, iniciado  em agosto de 2014, ocorrendo sempre às terças-feiras das 15h às 16h. Cada encontro tem um tema específico, tais como: saúde física, alimentação saudável, transferência e manipulação de pacientes e doenças crônicas não transmissíveis. Os temas são desenvolvidos por meio de rodas de conversas, dinâmicas, demonstrações e apresentações em Power point.

Em todos os encontros e rodas de conversas, mesmo tendo dias com poucos cuidadores presentes, observa-se o interesse dos participantes, o que nos mostrou a grande importância e relevância do projeto. Onde conseguimos levar as informações e orientações de todos os assuntos abordados.

Observou-se que durante as intervenções os cuidadores têm interesse em aprender, participar, trocar experiências e tem facilidade de interagir com os universitários.

Para nós esta sendo muito gratificante o projeto, pois nas rodas de conversas  através dos relatos dos participantes  ficamos a par da realidade em que se encontram, suas dificuldades e experiências.  Relatam que os assuntos trabalhados são importantes e que há aprendizado durante as ações educativas.

Foi observado que o projeto tem contribuído positivamente, agregando mais conhecimentos a esses cuidadores, onde esta sendo de suma importância esses encontros, pois  também tem sido promovido troca de experiências dos cuidadores com os universitários.