Última alteração: 2014-11-08
Resumo
Caracterização do problema: Apesar das diretrizes curriculares nacionais (DCN) dos cursos de graduação, preconizarem estratégias inovadoras no processo ensino-aprendizagem e flexibilização curricular e implantação caminha a passos lentos e a experiência vivenciada demonstra a fragilidade de sua implantação( Brasil,2002).
O PET tem como finalidade a formação de profissionais em saúde com aptidão para o trabalho em equipe, com ênfase na integralidade, no cuidado, e tendo a formação científica como mola propulsora do ensino e aprendizagem( Brasil, 2010).
Descrição da experiência: a equipe de trabalho era multiprofissional composta por acadêmicos dos cursos de graduação das áreas de saúde da UFMS, pelas preceptoras que tinha por objetivo integrar as ações de promoção a saúde dos Agentes de Combate a Endemias (ACE) de Campo Grande, MS e PELA tutora que a equipe. O comprometimento da equipe com trabalho proposto foi um ponto relevante para a superação das dificuldades encontradas.
Durante a estruturação das atividades, detectou-se um descompasso entre a teoria de sala e a prática, resultantes do processo de formação dos membros da equipe. Estes impactavam diretamente no processo de trabalho e impossibilitavam a implantação das ações para atingir ao objetivo proposto. Assim, estratégias para superar as dificuldades embasaram-se em estudos sobre núcleo e campo, equipe multidisciplinar, discussões sobre estruturas curriculares e a flexibilização desta, assim como a integração ensino-serviço.
Efeitos alcançados: consegue se obter maior integração acadêmica e multiprofissional. Compreender a distinção de trabalho em equipe e multiprofissional, objetivos e preceito petianos. Estudou-se conceitos de interdisciplinaridade, integralidade e intersetorial a fim de tentar tornar mais fácil a convivência dos alunos.
Possibilitou a reflexão e discussão sobre o processo de formação profissional, perpassando pela integração acadêmica e multiprofissional com o serviço e os reflexos sobre a comunidade.
Recomendações: A forma de trabalho em equipe proposto pelo PET-Saúde é de maneira integrada e exige conhecimento e valorização do trabalho do outro.
A construção de consensos denota ser a maneira mais adequada para o desenvolvimento de ações integralizadas, sendo, portanto necessário que a equipe se organize e tome medidas para impedir que estes problemas adquiram maiores proporções.Palavras-chave
Referências
1. Brasil.Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Superior. Resolução CNE-CES n. 3, 2002. Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais doCurso de Graduação em Odontologia. Diário Oficial da União, Brasília, 4 mar. 2002.Seção 1, p.10
2. Brasil. Ministério da Saúde. Ministério da Educação. Portaria Interministerial nº 1.802, de 26 de agosto de 2008. institui o Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde- PET - Saúde. Brasília; 2008.
3. Brasil. Lei nº 11.180, de 23 de setembro de 2010. Institui o Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET Saúde) e dá outras providências. Diário Oficial da União. Brasília, 26 set. 2010, p.10.