Última alteração: 2014-11-08
Resumo
Introdução: A homeopatia é considerada um sistema médico complexo, de caráter holístico, que atende o cliente como um todo, sendo qualquer adoecimento expresso em sinais ou sensações e entendido como manifestação do ser integral. Caracteriza-se pela administração de uma substância no homem “são”, podendo ser usada em homens doentes, seguida pela observação e registro criteriosos e precisos de todos os sintomas provenientes dessa experimentação. Em todas as situações clínicas, a homeopatia pode ser associada de forma complementar a outras formas de tratamento com bons resultados. Este cuidado compartilhado com outros especialistas ou com outros profissionais de saúde é muito importante, e o usuário tem esse acesso assegurado pela Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC), que garante acesso à medicina tradicional chinesa/acupuntura, homeopatia, fitoterapia e termalismo social (MONTEIRO; IRIART, 2007; BRASIL, 2012).
Objetivos: Identificar a relação da homeopatia na saúde pública nos últimos dez anos.
Metodologia: Trata-se de uma revisão integrativa da literatura, seguindo-se o critério de levantamento da questão norteadora da pesquisa; estabelecimento de critérios do processo de busca; extração das informações e categorização dos estudos. A questão norteadora do presente estudo é a utilização da homeopatia na saúde pública/Sistema Único de Saúde. Os critérios de inclusão foram: artigos publicados em inglês ou português, que abordam a homeopatia na saúde pública e os publicados nos últimos dez anos (de 2004 a 2014). Os critérios de exclusão foram: artigos que não respondiam à questão do estudo; resumos; artigos não obtidos na íntegra após busca realizada e artigos com idiomas diferentes de português e inglês. A pesquisa foi realizada na base de dados Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), sendo utilizados os descritores controlados: homeopatia e saúde pública.
Resultados: Dos 15 artigos identificados, foram selecionados seis artigos que melhor atendiam nosso objetivo, sendo o estudo dos artigos realizados no Brasil. Esse fato permitiu analisar a produção nacional a respeito da utilização da homeopatia na saúde pública e o conhecimento da população sobre essa opção terapêutica.
Conclusão: Observou-se que a homeopatia possui pouca divulgação entre os profissionais e população, assim como pouco conhecimento quanto às suas propriedades terapêuticas. Parte dessa falha se deve ao fato da medicina tradicional não aceitar essa modalidade de tratamento.
O presente estudo induz a uma reflexão sobre a aplicação da homeopatia como forma terapêutica. Cabe a enfermagem e a equipe multidisciplinar como um todo, a realização de orientações para a população sobre a existência dessa alternativa de tratamento. Para isso, é necessário que os profissionais de saúde tenham conhecimento da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC), que esclarece sobre novas alternativas de tratamento que abordam o cliente de forma holística.Palavras-chave
Referências
BRASIL. Ministério da saúde. Secretaria de Assistência a Saúde. Homeopatia/PNPIC. Brasília: Ministério da Saúde, 2012... Disponível em: < http://bvsms.saude.gov.br/bvs/folder/homeopatia_pnpic.pdf>. Acesso em: 28 jun. 2014.
MONTEIRO, D. A.; IRIART, J. A. B. Homeopatia no Sistema Único de Saúde: representações dos usuários sobre o tratamento homeopático. Cad. Saúde Pública, Rio de Janeiro, ago, 2007. Disponível em: <http://www.bibli.fae.unicamp.br/download/apostila_abnt.pdf>. Acesso em: 28 jun. 2014.