Rede Unida, Encontro Regional Centro-Oeste 2014

Tamanho da fonte: 
RELAÇÃO ENTRE HOMEOPATIA E SAÚDE PÚBLICA: REVISÃO INTEGRATIVA
Emily Dourado Rastelli, Lary Carla Matheos de Lima, Luciana Rocha Costa, Daniely Franciely de Lucca Vanoni, Daniela Christine Aguirre de Farias, Patricia Weyand Gonçalves, Caroline Neris Ferreira Sarat

Última alteração: 2014-11-08

Resumo


Introdução: A homeopatia é considerada um sistema médico complexo, de caráter holístico, que atende o cliente como um todo, sendo qualquer adoecimento expresso em sinais ou sensações e entendido como manifestação do ser integral. Caracteriza-se pela administração de uma substância no homem “são”, podendo ser usada em homens doentes, seguida pela observação e registro criteriosos e precisos de todos os sintomas provenientes dessa experimentação. Em todas as situações clínicas, a homeopatia pode ser associada de forma complementar a outras formas de tratamento com bons resultados. Este cuidado compartilhado com outros especialistas ou com outros profissionais de saúde é muito importante, e o usuário tem esse acesso assegurado pela Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC), que garante acesso à medicina tradicional chinesa/acupuntura, homeopatia, fitoterapia e termalismo social (MONTEIRO; IRIART, 2007; BRASIL, 2012).

Objetivos: Identificar a relação da homeopatia na saúde pública nos últimos dez anos.

Metodologia: Trata-se de uma revisão integrativa da literatura, seguindo-se o critério de levantamento da questão norteadora da pesquisa; estabelecimento de critérios do processo de busca; extração das informações e categorização dos estudos. A questão norteadora do presente estudo é a utilização da homeopatia na saúde pública/Sistema Único de Saúde. Os critérios de inclusão foram: artigos publicados em inglês ou português, que abordam a homeopatia na saúde pública e os publicados nos últimos dez anos (de 2004 a 2014). Os critérios de exclusão foram: artigos que não respondiam à questão do estudo; resumos; artigos não obtidos na íntegra após busca realizada e artigos com idiomas diferentes de português e inglês. A pesquisa foi realizada na base de dados Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), sendo utilizados os descritores controlados: homeopatia e saúde pública.

Resultados: Dos 15 artigos identificados, foram selecionados seis artigos que melhor atendiam nosso objetivo, sendo o estudo dos artigos realizados no Brasil. Esse fato permitiu analisar a produção nacional a respeito da utilização da homeopatia na saúde pública e o conhecimento da população sobre essa opção terapêutica.

Conclusão: Observou-se que a homeopatia possui pouca divulgação entre os profissionais e população, assim como pouco conhecimento quanto às suas propriedades terapêuticas. Parte dessa falha se deve ao fato da medicina tradicional não aceitar essa modalidade de tratamento.

O presente estudo induz a uma reflexão sobre a aplicação da homeopatia como forma terapêutica. Cabe a enfermagem e a equipe multidisciplinar como um todo, a realização de orientações para a população sobre a existência dessa alternativa de tratamento. Para isso, é necessário que os profissionais de saúde tenham conhecimento da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC), que esclarece sobre novas alternativas de tratamento que abordam o cliente de forma holística.

Palavras-chave


Homeopatia; Saúde Pública

Referências


BRASIL. Ministério da saúde. Secretaria de Assistência a Saúde. Homeopatia/PNPIC. Brasília: Ministério da Saúde, 2012... Disponível em: < http://bvsms.saude.gov.br/bvs/folder/homeopatia_pnpic.pdf>.  Acesso em: 28 jun. 2014.

 

MONTEIRO, D. A.; IRIART, J. A. B. Homeopatia no Sistema Único de Saúde: representações dos usuários sobre o tratamento homeopático.  Cad. Saúde Pública, Rio de Janeiro, ago, 2007. Disponível em: <http://www.bibli.fae.unicamp.br/download/apostila_abnt.pdf>. Acesso em: 28 jun. 2014.