Rede Unida, Encontro Regional Centro-Oeste 2014

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COMUNICAÇÃO NO PROCESSO DE TRABALHO: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Lary Carla Matheos de Lima, Emily Dourado Rastelli, Luciana Rocha Costa, Daniela Christine Aguirre de Farias, Rosely Almeida de Souza

Última alteração: 2014-10-30

Resumo


Introdução: A comunicação é o meio através dos quais pessoas interagem umas com as outras. É utilizada como um instrumento básico para gerenciar o processo e as relações de trabalho e interpessoais, permitindo assim que as atividades da organização se articulem para funcionar como um sistema integrado (CUNHA, 2008 apud BATISTA; MENEZES, 2011).

Descrição da Experiência: Durante a Prática Específica do módulo Administração e Organização dos Serviços de Saúde II do curso de Enfermagem da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, desenvolvida na Unidade Básica de Saúde da Família Dr. Walfrido Ferreira de Azambuja – Alves Pereira, identificamos falhas nas relações interpessoais e barreiras na comunicação, o que nos levou a propor uma intervenção sobre este tema.  Realizou-se uma dinâmica sobre comunicação interpessoal que consistia em dar instruções para os participantes sem que os mesmos pudessem questionar sobre as instruções fornecidas e comunicar-se com as pessoas que estavam em volta, no qual ao final das instruções o esperado era que um desenho tivesse sido realizado.  O resultado esperado não foi alcançado, pois a não participação para melhor entendimento das informações e a interpretação diferente de cada participante dificultou o processo de comunicação, atingindo assim o objetivo da dinâmica que era de que a equipe identificasse falhas existentes em seu próprio ambiente de trabalho. Após a dinâmica iniciou-se uma discussão referente aos fluxos de comunicação proposto por Shannon e Weaver (1949), reafirmando a ideia inicial de falhas nas relações interpessoais e das barreiras existentes no processo de comunicação, demonstrando assim a relevância da intervenção.

Impacto: Embora parte equipe não interagisse com a dinâmica e outros estivessem desmotivados, notaram a importância da comunicação e como as falhas nesse processo interferem na qualidade do serviço prestado à população.

Considerações Finais: Acreditamos que os objetivos da intervenção foram alcançados, levando a equipe a refletir sobre o tema, pois, durante uma reunião de equipe que ocorreu uma semana após a intervenção, notou-se a mudança no processo de comunicação.


Palavras-chave


Comunicação; Relações interpessoais; Enfermagem

Referências


BATISTA, M. A. C.; MENEZES, N. B. A enfermagem na gestão, liderança e comunicação hospitalar. Trabalho de conclusão de curso – Curso de graduação em Enfermagem, Faculdade Assis Gurgacz – FAG, Cascavel, 2011. Disponível em:< http://www.fag.edu.br/sis/upload/graduacao/tcc/5138d76991163.pdf>. Acesso em: 24 out. 2014.