Rede Unida, Encontro Regional Centro-Oeste 2014

Tamanho da fonte: 
EDUCAÇÃO EM SAÚDE: ATUAÇÃO DO ENFERMEIRO COM CRIANÇAS E ADOLESCENTES
Emily Dourado Rastelli, Jéssica Hipólito Castilhas, Luana Gabriela Côrrea Do Nascimento, Cristina Brandt Nunes, Maria Auxiliadora De Souza Gerk

Última alteração: 2014-11-08

Resumo


Introdução: A realização dos cuidados de enfermagem pelo enfermeiro à criança, ao adolescente e seus familiares deve ter como finalidade manter, melhorar e recuperar a saúde desta clientela, a fim de proporcionar o alcance de possibilidades de bem estar psíquico e físico (CAMPOS et al., 2011). A enfermagem voltada para a saúde da comunidade se concentra na manutenção da saúde de crianças, adolescentes, famílias e grupos no ambiente da comunidade e aconselhamento a esta clientela durante o processo saúde/doença, com objetivo de avaliar, determinar e realizar o cuidado (BROSNAN; UPCHURCH, 2011). Na construção do papel do enfermeiro na sociedade a Educação em Saúde tem relevante função. Abordar as questões sobre as funções deste profissional tendo como clientela crianças e adolescentes nas atividades de Educação em Saúde pode favorecer a visibilidade profissional. Descrição da Experiência: A atividade realizada fez parte do projeto de extensão universitária do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) intitulado “Perspectivas de cuidado na saúde da criança, do adolescente e da família”. A ação educativa ocorreu em junho de 2014, com crianças e adolescentes que moram nas proximidades do aterro sanitário de Campo Grande, Mato Grosso do Sul, em um espaço onde se desenvolve atividades educativas do projeto denominado “Criança Feliz”. Para a preparação da atividade, os conteúdos teórico científicos e a abordagem a ser realizada na atividade educativa, foram discutidos em encontros com os componentes do projeto. Previamente à atividade foram realizadas leituras em artigos científicos, livros, leis, decretos e regulamentos que abordavam assuntos relacionados às funções do enfermeiro. Posteriormente, foi elaborado um material educativo em forma de folder, que descreveu aspectos relacionados ao enfermeiro, suas funções, as principais atividades que realiza e os cenários em que atua. Durante a ação, todos esses itens foram explicados e discutidos e ao término das atividades os folders foram distribuídos às crianças, aos adolescentes e aos demais participantes presentes. Impactos: A atividade educativa proporcionou detectar o grau de conhecimento das crianças e dos adolescentes sobre as questões da profissão e as funções e abordagens que o enfermeiro realiza. Considerações finais: Foi possível evidenciar que é relevante divulgar as funções do enfermeiro. Por meio dos questionamentos realizados pelas crianças e adolescentes, observamos que eles compreenderam que o papel do enfermeiro está intimamente ligado ao cuidar de pessoas. Entretanto, as outras diversas funções do enfermeiro além do cuidar, são desconhecidas por eles. Tais fatos demonstraram a importância de continuidade das ações de Educação em Saúde em outros momentos.

Palavras-chave


educação em saúde; enfermagem pediátrica; saúde da criança; saúde do adolescente

Referências


BROSNAN, C. A.; UPCHURCH, S. L. Cuidado de enfermagem à criança e à família com base na comunidade. In: HOCKENBERRY,  M. J. ;WILSON, D. Wong: Fundamentos de enfermagem pediátrica. 8. ed. Rio de Janeiro: Elsevier; 2011. p. 21-29.

CAMPOS et al. Consulta de enfermagem em puericultura: a vivência do enfermeiro na Estratégia de Saúde da Família. Rev Esc Enferm USP, v.45, n.3, 2011. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/ree.usp/v45n3/v45n3a03.pdf>. Acesso em: 12 jul. 2014.