Rede Unida, Encontro Regional Centro-Oeste 2014

Tamanho da fonte: 
A RELEVÂNCIA DA SAÚDE EMOCIONAL NA PESSOA IDOSA
Mayara Pereira de Souza, Pâmela Cristina Pilatte, Meyene Duque Weber, Adriana Ferreira Modesto de Oliveira, Mara Lisiane Moraes dos Santos

Última alteração: 2014-11-08

Resumo


Introdução: A população idosa cresce consideravelmente a cada ano, como têm mostrado as pirâmides demográficas da população mundial. Assim, são de grande importância todas as abordagens que remetam aos conhecimentos referentes à chamada terceira idade. Um dos agravos mais acometidos na população idosa é a depressão. Estudos revelam que a porcentagem de depressão em idosos é de 10% a 27%. Desta forma, são fundamentais práticas na tentativa de promover a integração e socialização do idoso. A possibilidade de ajudar os idosos nas questões da saúde emocional pode implicar em resultados positivos na saúde mental das pessoas idosas.

Diante desta realidade, os idosos do Centro de Convivência do Idoso (CCI) Edmundo Schneumann indicaram os problemas relacionados à saúde emocional para serem debatidos em ações de Educação em Saúde realizadas por estudantes do curso de Fisioterapia da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Descrição da Experiência: Foi realizado um encontro de Educação em Saúde junto aos idosos do CCI Edmundo Schneumann, conduzido por oito acadêmicos do curso de Fisioterapia da UFMS. Inicialmente os estudantes abordaram, de forma simples e participativa, os principais sintomas e consequências da depressão e síndrome do pânico. Após a discussão inicial, foi realizada a “dinâmica do barbante”, na qual os idosos seguravam a ponta do barbante e relatavam algum problema que estavam passando no momento. Em seguida, passavam o rolo do barbante para outro idoso, o qual dava uma sugestão para resolução do problema apresentado, acontecendo da mesma forma com os outros idosos. No final, foi observada a formação de uma teia de apoio, representando o ciclo de amizade e confiança entre eles, pois é um grupo de bastante convívio.

Uma ultima dinâmica foi feita para melhorar a autoestima. Fizemos um envelope com um espelho dentro, mas de forma que não era visto sem que o participante abrisse o envelope. Antes de ser entregue, dissemos que o conteúdo do envelope era algo precioso e insubstituível e, ao abrir, os idosos contemplaram a sua imagem, remetendo sua importância na sociedade.

Impactos: Desenvolver o trabalho de Educação em Saúde no 2º semestre nos leva, além de um maior contato com a população, a uma gratificação imensa, pois percebemos que os objetivos foram alcançados e que conteúdo teórico está sendo levado ao prático de forma correta, de modo que a promoção da saúde é a nossa maior preocupação ao realizar o encontro.

Trabalhar com pessoas de idade mais avançada gera intergeracionalidade, além de ser uma boa maneira de adquirir experiência é também um modo de aprender a lidar com todos, afinal o nosso futuro é o envelhecimento e, devemos mostrá-lo como uma boa fase da vida e não como uma fase vinculada à doença.

Considerações Finais: O encontro foi desenvolvido com o intuito de não somente promover a socialização do idoso dentro do CCI, mas também em todo o ambiente em que está inserido, melhorando os vínculos e suas relações, visto que a solidão é uma queixa frequente entre os idosos.


Palavras-chave


saúde emocional; pessoa idosa