Rede Unida, Encontro Regional Centro-Oeste 2014

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AÇÕES DE PROMOÇÃO DA SAÚDE E PREVENÇÃO DE DOENÇAS SEXUALMENTE TRANSMISSIVEIS DO PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA MUNICIPAL OSVALDO CRUZ
Caroline Silva Preus, Andrezza Nóbrega Marques, Andrezza Nóbrega Marques, Luara Thais Nardoto de Almeida, Luara Thais Nardoto de Almeida, Ettore Bruno Moura de Moraes, Ettore Bruno Moura de Moraes, Leandro Pileggi Engenhari Ferreira, Leandro Pileggi Engenhari Ferreira, Soraya Solon, Soraya Solon, Léia Conche da Cunha, Léia Conche da Cunha

Última alteração: 2014-11-08

Resumo


Introdução: O programa saúde nas escolas (PSE) foi criado pelos Ministérios da Saúde e Educação, sendo suas atividades divididas em três componentes: I) Ações clinicas, 2) Ações de promoção e prevenção à saúde e 3) Ações de formação. Em Campo Grande, o programa é realizado desde 2012 em escolas públicas, entre elas a Escola Municipal Osvaldo Cruz, localizada na região central da cidade, com 404 alunos cursando o período noturno. Descrição da experiência: Esse trabalho apresenta ações do SPE com um grupo de 30 adolescentes da EM Osvaldo Cruz. Os alunos foram selecionados pelo psicólogo da escola, os encontros acontecem no auditório da escola tendo duração de 2h semanais. As atividades são planejadas e executadas por 4 acadêmicos membros do PET-Saúde – Vigilância em Saúde, que são monitorados por uma acadêmica veterana do SPE e por uma preceptora da SESAU. Até o momento foram realizados 4 encontros com os seguintes temas: gênero e identidade de gênero seguido de Métodos Contraceptivos e depois DSTs/AIDS. Os planejamentos foram feitos baseados nas oficinas dos fascículos do PSE. No encontro sobre Gênero, discutimos sobre as diferenças entre homens e mulheres, defendendo as relações igualitárias. Na oficina sobre Métodos Contraceptivos pedimos que falassem o que sabiam sobre o assunto e a partir disso complementamos as informações e respondemos duvidas. Na oficina sobre DSTs/AIDS, assim como nas outras, pedimos que falassem o que soubessem sobre o tema, e apresentamos as doenças que existem, mostrando fotos de seus sinais e sintomas, diferenciando-os de doença pra doença, assim como ressaltamos a importância da prevenção. Impactos: Em todas as oficinas os alunos participaram bem, expondo tanto suas dúvidas, o que faz com que as atividades sejam muito dinâmicas e ricas em conhecimento. Além disso, ao final dos encontros, pedimos para que eles avaliassem as ações, a maioria dos alunos relata estar gostando das atividades e dos temas. As ações também estão contribuindo para o nosso crescimento enquanto profissionais da saúde e nos propiciando a vivência em educação em saúde. Considerações finais: Percebe-se através das ações o quanto é importante a participação ativa dos alunos, de modo que eles falem o que pensam a respeito dos temas abordados para que a partir disso as atividades aconteçam de forma mais dinâmica e o aprendizado se dê de maneira efetiva.

Palavras-chave


1) PET – Vigilância em Saúde; 2) PSE; 3) Oficinas