Rede Unida, Encontro Regional Centro-Oeste 2014

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Relato de Experiência do Projeto Saúde e Prevenção nas Escolas na escola Municipal Padre Heitor Castoldi
Ana Paula Souza Malta, Andressa Cê, Brunna Berton, Patrícia de Morais Ferreira, Adriane Pires Batiston

Última alteração: 2014-11-08

Resumo


Introdução: Adolescência é definida pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como a faixa etária entre os 10 e 19 anos. Caracteriza-se por mudanças físicas aceleradas e características da puberdade. Essas alterações surgem influenciadas por fatores hereditários, ambientais, nutricionais e psicológicos. O Projeto Saúde e Prevenção nas Escolas (SPE) é uma das ações do Programa Saúde na Escola (PSE). O projeto promove a articulação entre os setores da educação e da saúde e busca promover uma formação integral dos alunos da rede pública de educação básica através de ações de prevenção, promoção e atenção à saúde. E tem como proposta realizar ações de promoção da saúde sexual e da saúde reprodutiva dos adolescentes e jovens. Descrição da experiência: Após uma capacitação, os alunos do curso de Fisioterapia da UFMS, iniciaram as ações no SPE em uma escola municipal em Campo Grande. Inicialmente realizou-se uma reunião integrando a escola, a unidade de saúde e a universidade, momento em que foram estabelecidas as demandas da escola e pactuadas as ações a serem realizadas.  Estas ocorreram com frequência semanal com duração de um período, com os alunos de 6° ao 9° ano, totalizando 23 alunos. Utilizamos durante as ações metodologias ativas buscando sempre a participação dos alunos, realizamos rodas de conversas, dinâmicas, jogos e brincadeiras. As temáticas abordadas foram de acordo com as demandas do publico-alvo, que incluíam diversidade sexual, gênero, raça e etnia além de doenças sexualmente transmissíveis e sexualidade.  Durante as ações, procurou-se criar e fortalecer o vínculo com os alunos, o que possibilitou ambiente favorável para que os jovens participantes pudessem expor suas dúvidas e anseios com relação às temáticas propostas.  Ao todo, foram realizadas quatro ações que se desenvolveram de forma dinâmica e participativa, incentivando os alunos para que relatassem experiências e situações vivenciadas.Entre as barreiras para a realização das ações, destacam-se fatores como a dispersão dos jovens durante as discussões, com conversas paralelas, o que já era esperado, considerando-se a faixa etária dos participantes, além de a participação no projeto ser uma oportunidade para saírem do ambiente formal da sala de aula. Porém, com o tempo, observou-se  maior interesse e colaboração, pois a cada dia a metodologia foi sendo aprimorada, fazendo com que a ação fosse realizada de maneira mais significativa. Impactos: Percebeu-se uma mudança na postura dos alunos no que se diz respeito ao relacionamento interpessoal com os colegas e professores, assim como um maior esclarecimento sobre os diversos assuntos abordados, proporcionando maior conhecimento sobre o seu próprio corpo e respeito às diferenças.  Considerações finais: Com este trabalho, verificamos que uma abordagem diferenciada para com o adolescente é essencial para que os mesmos se interessem pelo assunto, como, por exemplo, o uso métodos dinâmicos, que incentivem o movimento e as discussões. Observou-se que a realização de ações de promoção de saúde em conjunto entre escola, unidade básica de saúde e a universidade fortalecem o eixo educação-saúde e trazem benefícios para a população.

Palavras-chave


programa; promoção; prevenção

Referências


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