Rede Unida, Encontro Regional Centro-Oeste 2014

Tamanho da fonte: 
Relato de experiência: Potencialidades e fragilidades do Trabalho em equipe no Desenvolvimento e execução do Projeto SPE
Valéria Alves Alexandre, Amanda Castelo Girard, Adriana Ferreira da Silva, Caroline Hernandes de Oliveira, Arthur de Almeira Medeiros

Última alteração: 2014-11-05

Resumo


O trabalho em equipe é constituído por um grupo de indivíduos, no qual todos possuem sua importância para a construção de conhecimento e execução de determinada tarefa. Dentro do território o trabalho em grupo é de extrema importância para a promoção e prevenção de agravos na saúde das crianças e dos adolescentes, sendo assim que atua o projeto “Saúde e Prevenção nas Escolas (SPE)”. O Projeto SPE é uma das ações do Programa Saúde na Escola (PSE), que tem a finalidade de contribuir para a formação integral dos estudantes da rede pública de educação por meio de ações de prevenção, promoção e atenção à saúde. Com esse projeto objetiva-se desenvolver um trabalho em equipe que seja capaz de melhorar a organização e planejamento das ações; criar vinculo profissional e com o grupo de alunos multiplicadores do projeto.

O presente projeto é realizado pelas acadêmicas de Fisioterapia da UFMS na Escola Estadual Maria de Lourdes Toledo Areias no município de Campo Grande-MS, contando com a participação de 47 adolescentes divididos em dois grupos sendo um com alunos do ensino fundamental com idade de 12 a 14 anos e um com alunos do ensino médio com idade entre 14 e 17 anos. Foram realizadas, ate o momento, 5 oficinas, onde a partir do material de apoio do projeto, os alunos escolheram os temas a serem abordados, (saúde sexual e reprodutiva, sexualidade, álcool e outras drogas, gêneros, raças e etnias, adolescência e participação social). As oficinas acontecem todas as quartas- feiras no período da manha, havendo sempre um encontro prévio entre as acadêmicas para planejamento da próxima ação, de acordo com o cronograma pactuado com os adolescentes.

Conforme analisado pelas acadêmicas, quanto a execução e andamento das ações perceberam-se certas dificuldade em lidar com determinados assuntos com os adolescentes devido à idade e imaturidade de alguns participantes implicando assim, às vezes em uma dificuldade de entendimento da oficina. Contudo, percebe-se que as ações estão sendo bastante significativas para eles no quesito conhecimento uma vez que as informações partilhadas decorrentes das rodas de conversa tem se mostrado muito produtivas provocando um amadurecimento entre os adolescentes. Em relação, ao grupo de acadêmicas, percebe-se a necessidade de mudanças no processo de trabalho em equipe para programação das ações, garantindo assim uma boa relação entre o grupo e, consequentemente, um melhor rendimento do projeto.

Diante disso, concluímos que o trabalho em equipe se faz necessário para que haja uma maior integralidade no cuidado que envolva prevenção, promoção e manutenção da saúde de crianças e adolescentes, onde os integrantes do grupo possuem potencialidades necessárias para oferecer uma assistência de qualidade, visando à integralidade, mas podendo esta, ser melhorada a fim de conquistar resultados mais efetivos e aumentar o vinculo com os adolescentes participantes do projeto. A relação de grupo com os alunos multiplicadores se mostra muito significante e produtiva, onde através da execução das oficinas conseguimos transmitir com eficiência os temas abordados.