Última alteração: 2014-11-05
Resumo
Introdução: A criatividade, sob o ponto de vista humano, é uma qualidade adquirida e iniciada na infância que busca em ideias a fonte para criar novas coisas. Diante da necessidade de uma formação profissional que atenda as demandas atuais, torna-se necessário pensar em estratégias inovadoras que promovam uma formação baseada em princípios éticos, humanos e criativos. Dessa forma, esse projeto visou atender as demandas que vêm cobrando dos profissionais à busca de soluções para os problemas enfrentados na prática, articulando os conhecimentos técnico-científicos com as necessidades cotidianas que lhes são impostas. Descrição da Experiência: Os acadêmicos da UFMS inscritos no projeto participaram de uma capacitação de 6h sobre o tema criatividade onde foi realizado atividades para estimular o desenvolvimento da criatividade e inseri-la no contexto acadêmico. Posteriormente, os acadêmicos realizaram dois encontros com duas turmas do ensino médio totalizando 55 alunos da Escola Estadual 26 de agosto sendo um encontro no período vespertino e um encontro no período matutino de 3h. Os alunos foram selecionados de acordo com o interesse em participar da oficina e foram liberados das suas atividades normais. Tivemos o apoio da coordenação da escola para a realização da oficina, e esta escola foi escolhida devido a facilidade de realização de trabalhos na mesma, tanto pela colaboração e interesse dos alunos quanto da escola. Foram realizadas dinâmicas de integração, vídeos acerca do tema, roda de discussão e desafios promovendo a estimulação da criatividade. No final da atividade os alunos responderam um questionário de avaliação da oficina. Impactos: Acreditamos ter alcançado êxito em nossa ação, o questionário foi realizado com 51 dos 55 alunos que participaram da oficina e 86,3% (n=44) afirmaram que a oficina contribuiu para sua vida. Como método de avaliação, os alunos criaram cartazes com algo inovador. A produção foi excelente e ficamos satisfeitos com os resultados pois pudemos perceber que os alunos se esforçaram para fugir dos padrões e inovar. Considerações Finais: Consideramos relevantes as ações realizadas por acadêmicos aos adolescentes, pois é uma maneira de integração entre acadêmicos da área da saúde com a comunidade visando fortalecer a formação profissional e desenvolver o lado humanístico da nossa graduação.
Palavras-chave
Referências
ALENCAR, E. M. L. S. & Fleith, D. S. (2003). Criatividade. Múltiplas perspectivas. Brasília: Editora UnB.
COUTINHO, M. P. L. (2005). Depressão infantil e representação social. João Pessoa: Ed.Universitária UFPB.
DOLABELA, F. Oficina do empreendedor. A metodologia de ensino que ajuda a transformar conhecimento em riqueza. São Paulo. Ed. Cultura editores associados, 1999.
WECHSLER, S. M. (1993). Criatividade: descobrindo e encorajando. Campinas: Psy.