Rede Unida, Encontro Regional Centro-Oeste 2014

Tamanho da fonte: 
Ação sobre Criatividade com alunos da Escola Estadual 26 de agosto
Danielle Mayara Rodrigues Palhão, Soraya Solon, José Lucas Barbosa Gomes, Lara Nassar Scalise, Brenda Queiroz de Souza, Vera Lúcia Vieira Pires de Oliveira

Última alteração: 2014-11-05

Resumo


Introdução: A criatividade, sob o ponto de vista humano, é uma qualidade adquirida e iniciada na infância que busca em ideias a fonte para criar novas coisas. Diante da necessidade de uma formação profissional que atenda as demandas atuais, torna-se necessário pensar em estratégias inovadoras que promovam uma formação baseada em princípios éticos, humanos e criativos. Dessa forma, esse projeto visou atender as demandas que vêm cobrando dos profissionais à busca de soluções para os problemas enfrentados na prática, articulando os conhecimentos técnico-científicos com as necessidades cotidianas que lhes são impostas. Descrição da Experiência: Os acadêmicos da UFMS inscritos no projeto participaram de uma capacitação de 6h  sobre o tema criatividade onde foi realizado atividades para estimular o desenvolvimento da criatividade e inseri-la no contexto acadêmico. Posteriormente, os acadêmicos realizaram dois encontros com duas turmas do ensino médio totalizando 55 alunos da Escola Estadual 26 de agosto sendo um encontro no período vespertino e um encontro no período matutino de 3h. Os alunos foram selecionados de acordo com o interesse em participar da oficina e foram liberados das suas atividades normais. Tivemos o apoio da coordenação da escola para a realização da oficina, e esta escola foi escolhida devido a facilidade de realização de trabalhos na mesma, tanto pela colaboração e interesse dos alunos quanto da escola. Foram realizadas dinâmicas de integração, vídeos acerca do tema, roda de discussão e desafios promovendo a estimulação da criatividade. No final da atividade os alunos responderam um questionário de avaliação da oficina. Impactos: Acreditamos ter alcançado êxito em nossa ação, o questionário foi realizado com 51 dos 55 alunos que participaram da oficina e 86,3% (n=44) afirmaram que a oficina contribuiu para sua vida. Como método de avaliação, os alunos criaram cartazes com algo inovador. A produção foi excelente e ficamos satisfeitos com os resultados pois pudemos perceber que os alunos se esforçaram para fugir dos padrões e inovar.  Considerações Finais: Consideramos relevantes as ações realizadas por acadêmicos aos adolescentes, pois é uma maneira de integração entre acadêmicos da área da saúde com a comunidade visando fortalecer a formação profissional e desenvolver o lado humanístico da nossa graduação.


Palavras-chave


Oficina; Criatividade; Acadêmicos

Referências


ALENCAR, E. M. L. S. & Fleith, D. S. (2003). Criatividade. Múltiplas perspectivas. Brasília: Editora UnB.

COUTINHO, M. P. L. (2005). Depressão infantil e representação social. João Pessoa: Ed.Universitária UFPB.

DOLABELA, F. Oficina do empreendedor. A metodologia de ensino que ajuda a transformar conhecimento em riqueza. São Paulo. Ed. Cultura editores associados, 1999.

WECHSLER, S. M. (1993). Criatividade: descobrindo e encorajando. Campinas: Psy.