Rede Unida, Encontro Regional Centro-Oeste 2014

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EDUCAÇÃO EM SAÚDE E TUBERCULOSE: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Natália Müller

Última alteração: 2014-11-08

Resumo


Introdução :Tuberculose é uma patologia infecto-contagiosa, causada por bactérias do gênero Mycobacterium Tuberculosis, considerada  problema importante de saúde pública, relacionada principalmente à pobreza, péssimas condições de higiene e moradia, baixa escolaridade, alcoolismo e se não tratada pode levar a sérias conseqüências para a saúde que pode evoluir para óbito. Descrição da experiência: esteve enfocada na Teoria da Problematização, percorrendo com as cinco etapas do Arco de Maguerez: Observação da realidade; Identificação dos problemas/pontos – chave; Teorização; Hipótese de solução – planejamento; Aplicação – execução da ação. Dessa maneira, ao serem notificados sete casos de tuberculose no ano de 2013 no município de Glória de Dourados, percebeu-se a necessidade de programar ações para promover educação e prevenir novos casos, bem como diagnosticar e tratar os já existentes. Essas atividades ocorreram nos meses de Janeiro e Fevereiro de 2014, se iniciando através de uma reunião com as Equipes de Saúde da Família (ESF) e alguns profissionais da Secretaria de Saúde, onde elencamos os problemas, prioridades e propostas de intervenção e a partir daí começaram acontecer ações através da busca ativa de casos, atividades educativas, com entrega de material didático informativo e ilustrativo, tais como folhetos e cartazes, em diferentes espaços sociais como escolas municipais, unidades de saúde e equipes de saúde da família, áreas publicas, entrevista em duas rádios locais, confecção de camisetas aos profissionais que foram utilizadas na passeata e panfletagem na avenida central e em todos comércios, informações/orientações a população e visitas domiciliares nos casos suspeitos. Ressalta-se que nas unidades de saúde as atividades aconteceram em vários momentos tais como: reuniões de Hiperdia, Planejamento Familiar, Puericultura dentre outros. Houve ainda um Processo de Educação continuada, sendo convidado um médico especialista no assunto que realizou essa atividade com os profissionais do município, bem como de municípios vizinhos que também foram convidados, utilizando esse momento para esclarecer dúvidas e capacitar os profissionais. Impactos: as ferramentas e estratégias de comunicação utilizadas para educação em saúde e capacitação permitiu amplo alcance e busca ativa, promovendo informação e conscientização do publico alvo (profissionais e usuários) em relação a essas patologias. Essas afirmações são possíveis graças ao aumento da procura por atendimentos de pessoas com dúvidas ou sintomas suspeitos , maior procura por realização de exames complementares e diagnósticos, visto um aumento de quase 100% de realização dos exames como PPD (Derivado Protéico Purificado) e BAAR (Bacilos Álcool-Ácido Resistentes) em relação ao ano anterior. Considerações Finais: tal experiência foi de suma importância para fornecer maiores esclarecimentos e sensibilização à população e aos profissionais das equipes de saúde da família e da secretaria de saúde, permitindo uma equipe mais qualificada e atenta para a realização do diagnóstico precoce e o tratamento diretamente observado (TDO), ou seja, adequado, bem como prevenção de novos casos e promoção a saúde.


Palavras-chave


Tuberculose; Educação em Saúde; Educação continuada

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