Rede Unida, Encontro Regional Centro-Oeste 2014

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PERCEPÇÃO ACADÊMICA COM O NASF NA PREVENÇÃO DE QUEDAS COM IDOSOS
Lucas Bianchi Bianchi Nunes, Ursulla Vilella Andrade

Última alteração: 2014-11-09

Resumo


Introdução: O projeto "Prevenção de Quedas com Idosos" trabalha na precaução das quedas. Este é extensão do trabalho desenvolvido pela Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF) Nova Lima. São realizadas discussões em saúde, com a participação dos profissionais do Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF) com orientações e ideias para melhoria da qualidade de vida do público alvo. Os acadêmicos participam com orientações e discussões de propostas que possam potencializar a idéia, em conjunto com os profissionais da ESF (Estratégia Saúde da Família) e idosos. A participação do idoso é essencial tanto para continuação do programa quanto para o seu aperfeiçoamento. O projeto visa abranger todas as perspectivas humanas, buscando a melhora da qualidade de vida holisticamente dos idosos e orientando-os quanto aos fatores que levam às quedas; reconhecendo também a importância da opinião do publico alvo. Os acadêmicos envolvidos produziram um cronograma baseado no "Caderno de Atenção Básica Nº19 - envelhecimento e saúde da pessoa idosa", que posteriormente seria incorporado ao cronograma do NASF para desenvolvimento de ações. O grupo de acadêmicos foi composto pelas áreas de enfermagem, farmácia e fisioterapia. Os organizadores do projeto são uma fisioterapeuta e uma fonoaudióloga. Este relato visa descrever as observações da experiência no projeto "Prevenção de Quedas com Idosos" e os diálogos levantados com a equipe NASF. Descrição da experiência: O projeto foi solicitado pela ESF, uma vez requisitado, a equipe NASF buscava os assuntos mais relevantes para essa comunidade. Baseado nessa epidemiologia, desenvolveu o trabalho conjuntamente. Os diálogos aconteceram em três momentos: na programação das atividades, durante as atividades e pós-atividades. Os diálogos envolviam a pesquisa, a ação em saúde e o entrosamento das equipes. Impactos: Ao dialogar com os profissionais do NASF é possível entender melhor a política do NASF assim como seu papel inserido nos grupos. Dialogar proporciona aos acadêmicos ampliar seus horizontes e serem estimulados a pensar multiprofissionalmente, desenvolvendo habilidades da escuta, flexibilidade, organização e disciplina. Considerações finais: O acadêmico que dialoga com a equipe para formação do projeto consegue entender os mecanismos do sistema de saúde, a realidade do trabalho e amadurecer sua visão em relação ao trabalho em equipe.