Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

Tamanho da fonte: 
Desenvolvimento e implantação do protótipo de um Sistema para Gestão de Informações Ambulatoriais do Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel, Natal/RN
Erika Christiane Fernandes Garcia, Wilma Maria da Costa Medeiros, Ethel Borges Nogueira, Angelica Teresa Nascimento de Medeiros, Marcia Rique Caricio, Roberval Edson Pinheiro de Lima, Elielton Pedroza dos Santos

Última alteração: 2016-01-06

Resumo


APRESENTAÇÃO: Os sistemas de informação (SI) tornaram-se um dos principais recursos computacionais na área de gestão em serviços de saúde, sendo capazes de auxiliar os profissionais no processo de trabalho. Diante disso, este objetiva o desenvolvimento e implantação de um protótipo de um sistema para a informatização do atendimento ambulatorial do Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel (HMWG), de forma a contribuir com os profissionais, a instituição e os pacientes permitindo facilitar o atendimento, minimizar os erros e prover maior segurança. MÉTODOS: O primeiro passo para desenvolver o protótipo foi conhecer o problema de perto e o funcionamento do atendimento ambulatorial do hospital, com o intuito de identificar as necessidades dos usuários e o fluxo das informações. O levantamento dos requisitos foi realizado através de reuniões com a equipe do Núcleo de Assistência a Saúde do Trabalhador (NAST) do HMWG. Numa primeira análise constatou-se a falta de informações principais como dependentes de primeiro grau, acarretando atendimento de usuários que não abrangiam essas características, tornando o atendimento fora do objetivo principal como também a falta de informações de saúde do servidor acarretando problemas para futuras ações de saúde. O modelo de processo de software utilizado foi a prototipagem, que é um modelo evolucionário e permite a análise progressiva e interativa das necessidades do sistema, dessa forma um primeiro protótipo é desenvolvido e, então, analisado pelo cliente que pode refinar os requisitos e, assim, construir um novo protótipo até a adequação completa. A partir do levantamento dos requisitos a modelagem do banco de dados foi realizada através do software Epi Info, pois se trata de um sistema de livre distribuição que contém uma série de programas desenvolvidos para a Microsoft Windows. São destinados ao uso por profissionais da saúde que conduzem investigações de epidemias, administração de banco de dados para vigilância de saúde pública e outras tarefas, além de ser um banco de dados para uso geral e aplicações estatísticas. Durante todo o processo de criação, e depois da implantação, será desenvolvido um tutorial para nortear a equipe de como será a funcionalidade de cada item do cadastro que funções serão aceitas ou não, como será preenchido e o que pode causar a suspensão do atendimento ao servidor e/ou seus dependentes de primeiro grau. Para que assim o sistema tenha fidelidade de informações e também facilidade de acesso para os que o irão utilizar. RESULTADOS: Protótipo funcional de um sistema que pode ser acessado em computadores pessoais e notebooks. O primeiro resultado foi o modelo inicial de uma ficha de cadastro, nela procurou-se indicar as informações necessárias. Em seguida, foi obtida a modelagem do banco de dados. A tela principal consta dos dados pessoais principalmente informações dos dependentes de primeiro grau como mãe, pai, filhos e cônjuges, quando for iniciado o cadastramento serão solicitados documentos comprobatórios originais e a posterior de informações de saúde, principalmente cartão de vacina do servidor, data do último periódico, se o servidor é diabético ou hipertenso e para as servidoras do sexo feminino qual a data do último preventivo. Todas essas informações de saúde serão para que em uma análise futura possam ser feitas ações de saúde educativas e preventivas. No geral, tem algumas características do software, em sua maioria a interface de comunicação com usuário, como a navegação em telas, entre outros subconjuntos de funcionalidades, em versão primária, antes que o sistema venha realmente a ser construído, de forma definitiva. Como o atendimento ambulatorial abrange servidores, terceirizados e aposentados. É necessário que alguns comandos sejam postos e assim não acarrete problemas de cadastro futuros, o servidor terá direito ao atendimento, como também seus dependentes de primeiro grau. Os terceirizados e aposentados terão direito apenas ao seu atendimento, acarretando assim um comando especifico para evitar preenchimentos indevidos e problematizando o atendimento ambulatorial. O sistema já passou pela fase de testes e análises preliminares e já entrou na fase de implantação, entrega e feedback da prototipagem e as melhorias surgem de acordo com a necessidade do NAST. De acordo com suas características o protótipo passou pelo nível operacional e encontra-se no nível gerencial e estratégico através do desenvolvimento de módulos com esta finalidade, dessa forma tornando-se visível a transformação dos dados em informação e finalmente em conhecimento. Para início de cadastramento foram feitos cadastros em fichas manuais e juntamente com a apresentação de documentos originais, apenas a cópia do cartão de vacina foi exigida, pois esse vai para um arquivo e depois será analisado para saber se as vacinas do servidor estão atualizadas e desse modo realizar ações para atualização das vacinas. No sistema tem-se o cadastro para saber se o servidor entregou a cópia do cartão de vacina. Depois de realizado o cadastro e confirmados se estão de acordo, segue-se para o arquivo do prontuário e será feita uma pesquisa e verificação se neles constam realmente os dados do servidor e seus dependentes de direito. Nesse caso mãe, pai, filhos e cônjuge, esse só terá o cadastro efetivado se comprovado por certidão de casamento e/ou união estável. No caso de enteados, só serão também cadastrados se forem registrados como filhos. Após a implantação desse sistema já foram colhidos resultados satisfatórios, onde a limpeza desses prontuários mostrou que o atendimento estava sendo feito para usuários que não tinham direito ao atendimento ambulatorial, tornando o serviço prejudicial a quem realmente necessitava e tinha direito ao atendimento. CONCLUSÃO: Todas as informações dos atendimentos ambulatoriais realizados, bem como dados dos dependentes de primeiro grau e os dados decorrentes de exames serão armazenados computacionalmente de forma validada e podem ser acessados de maneira rápida e fácil pela equipe do NAST. O uso de um sistema computadorizado pode trazer maior segurança e minimização de erros. O acesso rápido e consistente às informações de saúde do funcionário do hospital é de fundamental importância para um atendimento seguro e de boa qualidade. Dessa forma, a atitude de informatizar coloca em prática os preceitos do uso de informações em saúde na gestão dos serviços.

Palavras-chave


Sistemas de Informação; Epi Info; Gestão em Serviços de Saúde

Referências


BÓS, Ângelo José Gonçalves. Epi Info® Sem Mistérios: Um manual prático. ediPUCRS – Porto Alegre, 2012

VILLALBI, J.R; PASARIN, M.I; MONTANER, I. Evaluación de la atención primaria de salud. Atención Primaria, Publicación oficial de la Sociedad Española de Familia y Comunitária, Barcelona, Espanha, 2003.