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Desenvolvimento e implantação do protótipo de um Sistema para Gestão de Informações Ambulatoriais do Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel, Natal/RN
Última alteração: 2016-01-06
Resumo
APRESENTAÇÃO: Os sistemas de informação (SI) tornaram-se um dos principais recursos computacionais na área de gestão em serviços de saúde, sendo capazes de auxiliar os profissionais no processo de trabalho. Diante disso, este objetiva o desenvolvimento e implantação de um protótipo de um sistema para a informatização do atendimento ambulatorial do Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel (HMWG), de forma a contribuir com os profissionais, a instituição e os pacientes permitindo facilitar o atendimento, minimizar os erros e prover maior segurança. MÉTODOS: O primeiro passo para desenvolver o protótipo foi conhecer o problema de perto e o funcionamento do atendimento ambulatorial do hospital, com o intuito de identificar as necessidades dos usuários e o fluxo das informações. O levantamento dos requisitos foi realizado através de reuniões com a equipe do Núcleo de Assistência a Saúde do Trabalhador (NAST) do HMWG. Numa primeira análise constatou-se a falta de informações principais como dependentes de primeiro grau, acarretando atendimento de usuários que não abrangiam essas características, tornando o atendimento fora do objetivo principal como também a falta de informações de saúde do servidor acarretando problemas para futuras ações de saúde. O modelo de processo de software utilizado foi a prototipagem, que é um modelo evolucionário e permite a análise progressiva e interativa das necessidades do sistema, dessa forma um primeiro protótipo é desenvolvido e, então, analisado pelo cliente que pode refinar os requisitos e, assim, construir um novo protótipo até a adequação completa. A partir do levantamento dos requisitos a modelagem do banco de dados foi realizada através do software Epi Info, pois se trata de um sistema de livre distribuição que contém uma série de programas desenvolvidos para a Microsoft Windows. São destinados ao uso por profissionais da saúde que conduzem investigações de epidemias, administração de banco de dados para vigilância de saúde pública e outras tarefas, além de ser um banco de dados para uso geral e aplicações estatísticas. Durante todo o processo de criação, e depois da implantação, será desenvolvido um tutorial para nortear a equipe de como será a funcionalidade de cada item do cadastro que funções serão aceitas ou não, como será preenchido e o que pode causar a suspensão do atendimento ao servidor e/ou seus dependentes de primeiro grau. Para que assim o sistema tenha fidelidade de informações e também facilidade de acesso para os que o irão utilizar. RESULTADOS: Protótipo funcional de um sistema que pode ser acessado em computadores pessoais e notebooks. O primeiro resultado foi o modelo inicial de uma ficha de cadastro, nela procurou-se indicar as informações necessárias. Em seguida, foi obtida a modelagem do banco de dados. A tela principal consta dos dados pessoais principalmente informações dos dependentes de primeiro grau como mãe, pai, filhos e cônjuges, quando for iniciado o cadastramento serão solicitados documentos comprobatórios originais e a posterior de informações de saúde, principalmente cartão de vacina do servidor, data do último periódico, se o servidor é diabético ou hipertenso e para as servidoras do sexo feminino qual a data do último preventivo. Todas essas informações de saúde serão para que em uma análise futura possam ser feitas ações de saúde educativas e preventivas. No geral, tem algumas características do software, em sua maioria a interface de comunicação com usuário, como a navegação em telas, entre outros subconjuntos de funcionalidades, em versão primária, antes que o sistema venha realmente a ser construído, de forma definitiva. Como o atendimento ambulatorial abrange servidores, terceirizados e aposentados. É necessário que alguns comandos sejam postos e assim não acarrete problemas de cadastro futuros, o servidor terá direito ao atendimento, como também seus dependentes de primeiro grau. Os terceirizados e aposentados terão direito apenas ao seu atendimento, acarretando assim um comando especifico para evitar preenchimentos indevidos e problematizando o atendimento ambulatorial. O sistema já passou pela fase de testes e análises preliminares e já entrou na fase de implantação, entrega e feedback da prototipagem e as melhorias surgem de acordo com a necessidade do NAST. De acordo com suas características o protótipo passou pelo nível operacional e encontra-se no nível gerencial e estratégico através do desenvolvimento de módulos com esta finalidade, dessa forma tornando-se visível a transformação dos dados em informação e finalmente em conhecimento. Para início de cadastramento foram feitos cadastros em fichas manuais e juntamente com a apresentação de documentos originais, apenas a cópia do cartão de vacina foi exigida, pois esse vai para um arquivo e depois será analisado para saber se as vacinas do servidor estão atualizadas e desse modo realizar ações para atualização das vacinas. No sistema tem-se o cadastro para saber se o servidor entregou a cópia do cartão de vacina. Depois de realizado o cadastro e confirmados se estão de acordo, segue-se para o arquivo do prontuário e será feita uma pesquisa e verificação se neles constam realmente os dados do servidor e seus dependentes de direito. Nesse caso mãe, pai, filhos e cônjuge, esse só terá o cadastro efetivado se comprovado por certidão de casamento e/ou união estável. No caso de enteados, só serão também cadastrados se forem registrados como filhos. Após a implantação desse sistema já foram colhidos resultados satisfatórios, onde a limpeza desses prontuários mostrou que o atendimento estava sendo feito para usuários que não tinham direito ao atendimento ambulatorial, tornando o serviço prejudicial a quem realmente necessitava e tinha direito ao atendimento. CONCLUSÃO: Todas as informações dos atendimentos ambulatoriais realizados, bem como dados dos dependentes de primeiro grau e os dados decorrentes de exames serão armazenados computacionalmente de forma validada e podem ser acessados de maneira rápida e fácil pela equipe do NAST. O uso de um sistema computadorizado pode trazer maior segurança e minimização de erros. O acesso rápido e consistente às informações de saúde do funcionário do hospital é de fundamental importância para um atendimento seguro e de boa qualidade. Dessa forma, a atitude de informatizar coloca em prática os preceitos do uso de informações em saúde na gestão dos serviços.
Palavras-chave
Sistemas de Informação; Epi Info; Gestão em Serviços de Saúde
Referências
BÓS, Ângelo José Gonçalves. Epi Info® Sem Mistérios: Um manual prático. ediPUCRS – Porto Alegre, 2012
VILLALBI, J.R; PASARIN, M.I; MONTANER, I. Evaluación de la atención primaria de salud. Atención Primaria, Publicación oficial de la Sociedad Española de Familia y Comunitária, Barcelona, Espanha, 2003.