Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

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CONTRIBUIÇÕES DA APRENDIZAGEM COLABORATIVA NA EAD: ENFOQUE NO PROFESSOR, TUTOR E ALUNO
Luciana de Paula Miranda, Leila Conceição de Paula Miranda

Última alteração: 2015-12-06

Resumo


APRESENTAÇÃO: Segundo Brasil (2005) a educação à distância (EaD) é uma modalidade educacional na qual a mediação didático - pedagógica nos processos de ensino e aprendizagem ocorre com a utilização de meios e tecnologias de informação e comunicação, com estudantes e professores desenvolvendo atividades educativas em lugares ou tempos diversos. Os ambientes virtuais de colaboração e aprendizagem constituem uma densa rede de inter-relações entre pessoas, práticas, valores, hábitos, crenças e tecnologias em um contexto de aprendizagem, formando uma ecologia da informação (NARDI, 1999). No ensino à distância o aluno é o centro do processo de aprendizagem e deve ser levado a desenvolver habilidades para o trabalho independente, para a tomada de decisões e esforço autorresponsável; o professor deve desenvolver no aluno a capacidade de selecionar informações, de refletir e decidir por si mesmo. É preciso lembrar que o professor deve ser, antes de qualquer coisa, um eterno estudante, pois não é o dono do conhecimento, ele é, sim, melhor conhecedor dos caminhos que levam a esse conhecimento (CHERMANN E BONINI, 2000). Para Delors (2001) o professor deve estabelecer uma nova relação com quem está aprendendo, passar do papel de ‘solista’ ao de ‘acompanhante’, tornando-se não mais alguém que transmite conhecimentos, mas aquele que ajuda os seus alunos a encontrar, organizar e gerir o saber, guiando, mas não modelando os espíritos, e demonstrando grande firmeza quanto aos valores fundamentais que devem orientar toda a vida.   Com relação ao tutor, Araújo e Figueiredo (2009), afirmam que ele é a figura responsável pela incessante comunicação que encadeia o processo de ensino e aprendizagem. Belloni (2003) destaca que o tutor deve ter a capacidade para interagir com os conteúdos e com o material didático disponibilizado e dinamizado durante um curso à distância, utilizar-se de estratégias de orientação, realizar as intervenções didáticas com a frequência necessária e ter disponibilidade para estimular a autonomia e a emancipação do aluno. Tendo em vista a expansão da tecnologia, voltada ao contexto educacional no mundo contemporâneo, torna-se de extrema relevância estudar o processo de ensino-aprendizagem envolvido nestes ambientes virtuais. Portanto este estudo trata-se de uma pesquisa que buscou verificar quais as contribuições da aprendizagem colaborativa para a Educação à Distância (EaD) enfocando o professor, tutor e aluno, como principais atores envolvidos neste processo. O objetivo geral consistiu em identificar as contribuições que a aprendizagem colaborativa na EAD proporciona ao professor, tutor e aluno no processo de ensino-aprendizagem em ambientes virtuais. Os objetivos específicos buscaram-se identificar as contribuições que a aprendizagem colaborativa na EAD proporciona para o professor no processo de ensino-aprendizagem em ambientes virtuais; identificar as contribuições que a aprendizagem colaborativa na EAD proporciona para o tutor no processo de ensino-aprendizagem em ambientes virtuais; identificar as contribuições que a aprendizagem colaborativa na EAD proporciona para o aluno no processo de ensino-aprendizagem em ambientes virtuais. DESENVOLVIMENTO: A presente pesquisa foi desenvolvida por meio de uma revisão bibliográfica, retrospectiva, compreendendo os meses entre Abril e Julho, do ano de 2013. Para levantamento dos dados bibliográficos foi considerado o período entre 1996 e 2013, ano este de finalização do trabalho. A busca pelos referenciais teóricos foi realizada pela internet, através de artigos científicos disponíveis nas bases de dados Lilacs (Literatura Latino Americana e do Caribe em Ciências da Saúde) e Scielo (ScientificElectronic Library Online). RESULTADOS E/OU IMPACTOS: Embora existam estudos que abordem a temática da EAD no Brasil, quando se fala em contribuições da aprendizagem colaborativa, enfocando os diversos sujeitos envolvidos no processo (professor, tutor e aluno), percebe-se que esse tema ainda é pouco estudado. Verificar as contribuições que a aprendizagem colaborativa na EAD proporciona ao professor, tutor e aluno no processo de ensino aprendizagem em ambientes virtuais tornam-se importante, pois assim, foi possível entender que o processo de ensino aprendizagem constitui-se num saber coletivo, onde cada sujeito tem seu papel muito bem definido quando se trata de ensino à distância. CONSIDERAÇÕES FINAIS:  A modalidade de EaD ganha, a cada dia, mais espaço com o reflexo dos benefícios do uso da Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC) na educação e as mudanças significativas nas estratégias de ensino aprendizagem. O momento é de transformação na educação e trabalhar com as tecnologias e com as novas propostas contribui para a criação de um novo momento, rompendo com metodologias tradicionais e instrucionistas (RODRIGUES E CAPELLINI, 2012).   Conclui-se, com este estudo, que o ambiente de aprendizagem colaborativa favorece o processo de ensino aprendizagem do grupo, possibilitando a troca de saberes, o interacionismo e a capacidade criativa e autônoma dos envolvidos.

Palavras-chave


Aprendizagem colaborativa; educação à distância

Referências


ARAÚJO, R.S; FIGUEIREDO, L.K.A. Educação a distancia online e o papel do tutor. 2009.

BELLONI, M. L. Educação a distância. 3ª ed. Campinas: Autores Associados, 2003.

BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. Decreto nº 5.622, de 19 de dezembro de 2005. Regulamenta o art. 80 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DF, 2005.

CHERMANN, M; BONINI, L.M. Educação a distância. Novas tecnologias em ambientes de aprendizagem pela Internet. Universidade Braz Cubas, s/d (2000).

DELORS, J. Educação: Um tesouro a descobrir. 6. ed. São Paulo: Cortez; Brasília: UNESCO, Campinas, SP, Papirus, 2001.

NARDI, B. A. & O’DAY V. L (1999). Information Ecologies. 2ª ed. Cambridge. MIT Press.

RODRIGUES, L.M.B.C; CAPELLINI, V.L.M.F. Educação a Distância e formação continuada do professor. Rev. bras. educ. espec., Marília, v. 18, n. 4, Dec. 2012.