Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

Tamanho da fonte: 
REVELAÇÃO A ANTIGOS PARCEIROS DA SOROPOSITIVIDADE PARA O HIV
Thaisa Negreiros de Melo, Claudia Regina de Andrade Arrais Rosa, Francisco Dimitre Rodrigo Pereira Santos, Antonia Iracilda Silva Viana, Yann Victor Oliveira Marques, Daniella Pontes Matos, Ingrid Geovanna Bezerra Pinheiro, Kayro Hairy Arrais Silva

Última alteração: 2015-10-30

Resumo


INTRODUÇÃO: No Brasil a revelação de diagnóstico de HIV a parceiros sexuais não tem sido valorizada e nem ganhado destaque na área da saúde, diferentemente do que acontece em países como os Estados Unidos. Apesar de não ter destaque, não significa que a preocupação com essa questão esteja inerte, uma vez que profissionais da saúde lidam rotineiramente com situações em que os pacientes se omitem a revelar a antigos ou atuais parceiros, e os profissionais de saúde precisam utilizar estratégias para conscientizá-los da problemática.  Diante disto, o presente estudo teve por objetivo identificar se pacientes HIV+ procuraram depois que tiveram conhecimento do diagnóstico os antigos parceiros para revelar. MÉTODO: Estudo transversal de abordagem quantitativa, realizado pelo projeto de extensão da Universidade Federal do Maranhão, intitulado: Sexualidade dos pacientes infectados pelo HIV/AIDS. A amostra foi composta por 69 pacientes com o diagnóstico de HIV, da demanda espontânea atendidos no Serviço de Atenção Especializada em HIV/AIDS e Hepatites virais do Município de Imperatriz-MA. Todos os pacientes que participaram do estudo assinaram o termo de consentimento livre e esclarecido. A coleta de dados ocorreu através de um roteiro contendo perguntas fechadas, no período de janeiro a maio de 2015. O questionário buscou identificar características sociodemográficos, econômicas e de proteção à saúde coletiva. A pesquisa teve aprovação do Comitê de Ética da Universidade Federal do Tocantins com parecer de número 105/2014. Os dados foram tabulados no programa Microsoft Excel®, versão 2010, e calculado a frequência e porcentagem. RESULTADOS: Dos participantes do estudo, 52,17% eram do sexo feminino. Em relação à renda 57,97% apresentavam um salário mínimo. Concernente à idade 79,71% tinham idade entre 15 e 46 anos. Quanto ao uso da HAART, 97,10% estavam em tratamento. Condizente a procura de antigos parceiros para revelar o diagnóstico positivo para o HIV, 40,58% revelaram a sorologia positiva e 59,42% não buscaram informar tal realidade. CONCLUSÃO: Logo, foi perceptível uma quantidade significativa de pacientes que tiveram o cuidado de procurar antigos parceiros para participar tal realidade, por outro lado é nítida uma quantidade bem mais expressiva que não tiveram a mesma atitude, mostrando dessa forma a necessidade da elaboração de formas criativas e estratégicas quem expandam o diálogo entre profissionais e pacientes, de maneira que os profissionais remedeiem os conflitos pessoais dos pacientes objetivando contribuir com o interesse de saúde coletiva.

Palavras-chave


Revelação; HIV; Parceiros Sexuais.

Referências


SILVA, N. E. K.; AYRES, J. R. C. M. Estratégias para comunicação de diagnóstico de HIV a parceiros sexuais e práticas de saúde. Cad. Saúde Pública, Rio de Janeiro, v. 25, n. 8, p. 1797-1806, 2009.

GOSTIN, L. O.; HODGE, J. G. Piercing the veil of secrecy in HIV/AIDS and other sexually transmitted diseases: theories of privacy and disclosure in partner notification. Duke J Gend Law Policy, v. 5, n. 9-88, 1998.

BRASIL, Programa Nacional de DST e Aids, Secretaria de Vigilância de Saúde, Ministério da Saúde. Manual de controle das doenças sexualmente transmissí- veis. 4ª Ed. Brasília: Ministério da Saúde; 2006.

United Nations Joint Programme on HIV/AIDS. Opening up the HIV/AIDS epidemic. Guidance on encouraging beneficial disclosure, ethical partner counseling & appropriate use of HIV case-reporting. United Nations Joint Programme on HIV/AIDS. Geneva 2000.