Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

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O pbl e a relação estudantes e comunidade
Ruth Daniele Pereira Mota, Sabrina Weiny da Silva, Ingrid Jaqueline Fonseca Leopoldino

Última alteração: 2015-10-29

Resumo


A formação médica no Brasil deve se estruturar de modo que o profissional da saúde se adapte às mudanças frequentes e com uma formação humanística, de modo que a relação médico-paciente seja valorizada. Todavia, a formação profissional tem se estruturado nos cenários hospitalares, sendo que uma formação de saúde ampliada não é seriamente estimulada. Desse modo, o cenário ensino-aprendizagem é uma necessidade  para que a construção de novos currículos seja  incentivada. A metodologia de ensino de aprendizagem baseado em problemas (PBL) insere o estudante na prática com a comunidade desde o início do curso, fazendo com que sua formação seja mais condizente com a realidade enfrentada pela população, contribuindo, dessa forma, para que o próprio estudante amplie seus conhecimentos e que ações preventivas e promotoras da saúde sejam aplicadas na sociedade. Ademais, esse método evidencia uma formação baseada na educação permanente em saúde, incorporando um desenvolvimento institucional e individual, além de um maior foco à saúde coletiva. Para que isso ocorra é necessário também que haja um encadeamento concreto entre o Sistema Único de Saúde (SUS) e seus vários eixos na gestão e com as instituições orientadoras. Outro diferencial para o PBL é que, o conhecimento generalista básico, não é perdido durante o curso, pois ao invés de promover um conteúdo especializado, ele faz com que os conteúdos interdisciplinares e a relação subjetiva entre a relação profissional saúde-paciente não sejam perdidas durante a formação profissional. Percebendo os diversos efeitos que um sistema de ensino possui quando se baseia na metodologia de ensino e aprendizagem baseado em problemas, é notório que as relações interdisciplinares, devido à maior interatividade entre os diversos cursos da saúde; além da interatividade entre os estudantes, com os profissionais de saúde e os usuários do sistema, é maior devido ao contato contínuo expresso pelo método abordado. Assim, o objetivo da metodologia é que o estudante aprenda com a realidade em que se insere. Mediante o exposto, é expressivo que a prática do PBL forma profissionais críticos, que se destacam pelo papel transformador que exercem.

Palavras-chave


pbl; educação; comunidade

Referências


http://scielo.br/pdf/cps/v20n3/15