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O VER-SUS PARAHYBA COMO INSTRUMENTO PARA FORMAÇÃO DE ATORES NA CONSOLIDAÇÃO DO SUS
Última alteração: 2015-11-12
Resumo
APRESENTAÇÃO: O projeto Vivências e Estágios na Realidade do Sistema Único de Saúde é uma iniciativa governamental de incentivo e fomento à articulação entre movimentos sociais, instituições de ensino e serviços de saúde para realizar eventos, seminários e vivências, com o objetivo principal de sensibilizar estudantes da área da saúde para sua futura atuação profissional ser comprometida com o fortalecimento do SUS. Desenvolvimento: O VER SUS Parahyba partiu de iniciativa de estudantes da área da saúde da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), que se aglutinam num coletivo auto-organizado chamado “Coletivo da Saúde UFPB”, grupo que já se organiza há quase 10 anos na referida universidade. Em diálogo com a Gerência de Educação na Saúde (GES) da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), fortalecemos a construção do projeto e tivemos permissão de ida a diversos serviços oferecidos (atenção básica e média complexidade) pela gestão. A vivência ocorreu entre 01 e 10 de março de 2015, com alojamento no Diretório Central de Estudantes da UFPB, reuniu 34 viventes, 7 facilitadoras, e 12 da comissão organizadora. As vivências percorreram diversas unidades de saúde da família, serviços da rede de atenção psicossocial (Centros de Atenção Psicossocial e unidade de emergência psiquiátrica), centros e núcleo de práticas integrativas e complementares e maternidade. A base teórica da vivência foi a metodologia Josué de Castro, onde dividimos todos os viventes, facilitadores e comissão organizadora em pequenos grupos, à fim de que eles tivessem sua própria identidade e fortalecesse os vínculos entre si, por ser um espaço protegido para críticas e resolução de problemas de convivência, também que houvesse divisão de tarefas. Essas noções de vivência devem fortalecer o sentimento de solidariedade, responsabilização e construção coletiva para fortalecer esse componente afetivo do processo ensino-aprendizagem. Antes de cada espaço eram elaboradas questões norteadoras para orientar a observação e análise dos elementos encontrados nas diversas realidades. A programação foi cumprida com superação das expectativas do projeto inicial, com interação entre comissão organizadora, facilitadoras e viventes, buscando reflexão a cerca das experiências e resolução dos percalços da vivência, respeitando a construção horizontal do saber. RESULTADOS: O estágio de vivências se encerrou com uma avaliação positiva de todos os envolvidos, contando com falas sob várias perspectivas, que revela que a posição ocupada enquanto gestor, trabalhador, acadêmico, usuário, militante, altera também seu modo de enxergar o SUS. Evidenciou-se que todos, sobretudo os viventes, tiveram a oportunidade de ampliar o horizonte e se entender atuante na construção do SUS universal, integral, estatal e de qualidade. Conclusão: A partir da experiência pode-se constatar que a proposta do VER-SUS é efetiva no tocante a mudança na forma como o estudante enxerga tanto sua graduação, quanto a futura atuação enquanto trabalhador da saúde. Permitiu, ainda que existisse contato com a realidade de gestão, ponto muito falho na maiorias das graduações e que resulta em despreparo para assumir essa função. Por fim, acredita-se na expansão e realização de vivências cada vez mais aprofundadas e sensibilizadoras que impulsione a formação de mais protagonistas na consolidação do sistema.
Palavras-chave
VERSUS; Formação em saúde; Movimento estudantil