Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

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RELATÓRIOS DE ENFERMAGEM: UMA CONSTRUÇÃO COLETIVA DE APRENDIZADOS E SUAS IMPLICAÇÕES ÉTICAS E LEGAIS
Andyara Forin Paes, Deisy Adania Zanoni, Lucienne Gamarra Esmi, Rafaela de Souza, Patricia Delamare Cardoso de Oliveira, Juliane Corrente da Silva, Simone Sousa Oliveira Fonseca

Última alteração: 2015-11-12

Resumo


Este trabalho aborda a adequação dos relatórios de enfermagem com enfoque nas suas implicações éticas e legais.  Objetiva implementar o relatório cronológico para a equipe de enfermagem de nível médio de um hospital estadual (o HRMS). O plano desenvolveu-se através de um projeto de extensão da UFMS, que utilizou as metodologias de apoio às equipes de saúde para enfermeiros baseadas no apoio Paidéia, proposto por Gastão Wagner. O projeto contou com a participação de enfermeiros de instituições públicas da rede municipal e estadual que atendem na atenção básica e hospitalar, e decorreu em cinco meses através de encontros presenciais mensais, destes surgiu à proposta de cada serviço aplicar a metodologia de apoio dentro de um trabalho escolhido pelos participantes do curso. Este trabalho contou com o método de roda desde o início, e o tema foi promover capacitação de registros de enfermagem da equipe de nível médio, assim, foi definido o piloto à equipe de enfermagem do setor de oncologia adulto do HRMS. O trabalho iniciou com estudo sobre o relatório de enfermagem cronológico e a os aspectos éticos e legais que regem os registros de enfermagem, posteriormente realizou-se uma avaliação dos relatórios da comissão de revisão de prontuários do serviço; além de contar com apoio do Conselho Regional de enfermagem local. Como metodologia buscou-se a participação coletiva, proposta pelo método Paidéia, as responsáveis pelo setor escolhido foram convidadas a integrarem o projeto recebendo o material usado e foram feitas rodas de conversa sobre como avaliavam os registros do setor onde trabalhavam e o que consideravam importante para adequá-los. A experiência promoveu um consenso em valorizar a necessidade em adequação dos relatórios e implementar a forma cronológica de realizar  o registro. Este novo grupo teve por objetivo incluir a equipe de enfermagem de nível médio na construção e melhoria dos registros. Organizou-se em cada período um integrante do grupo de metodologias junto à enfermeira do setor, para primeiro conversar em roda com a equipe para conhecer a compreensão que eles davam à adequação dos registros. Uma aula expositiva foi usada como apoio para integração dos grupos junto a um guia de bolso elaborado para o projeto. No decorrer da programação as integrantes do grupo passaram a usar em sua prática o novo modelo de relatório, assim como valorizaram a sistematização de assistência de enfermagem e a nova metodologia de apoio para ações de educação permanente, isso nos faz entender que aquilo construído é muito mais valorizado do que o que recebemos para cumprir; o ora proposto por Paulo Freire em sua obra Pedagogia da autonomia; e ainda possibilitou conversar com as equipes e ouvir opiniões e os pré-conceitos já existentes, e então puderam por si mesmos formalizar novas opiniões favoráveis ao processo de trabalho. Houve uma valorização pessoal dos participantes que e dessa forma concluímos que cada indivíduo tem sua singularidade, más que em um coletivo podem ser valorizadas e somadas para um bem único. 

Palavras-chave


enfermagem; educação em enfermagem; ética em enfermagem; registros de enfermagem

Referências


REFERÊNCAS BIBLIOGRÁFICAS

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