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Na prática, a teoria é outra? o reflexo da especialização na formação de profissionais
Última alteração: 2015-11-11
Resumo
O presente trabalho visa relatar a experiência de membros de uma equipe multiprofissional de residentes em saúde mental, nos períodos de julho a outubro de 2015, no Centro de Atenção Psicossocial Álcool e outras Drogas - CAPS AD do município de Cabedelo/PB, inseridos no processo de formação ensino-serviço. Com o objetivo de refletir acerca da potência da especialização na modalidade de residência e o impacto que isso causa na melhoria da assistência aos usuários, iremos pensar as relações entre ensino e atenção à saúde a partir das atividades desenvolvidas, sejam no serviço, nos espaços acadêmicos ou na comunidade, entre as quais destacamos: oficinas e grupos operativos (de artes e Redução de Danos), grupo de estudo, tutoria e preceptoria, participação em eventos científicos e espaços de controle social (congressos, assembleias e conferências de saúde), fomento à autonomia e protagonismo dos usuários, matriciamentos, estudos de casos e construção de PTS, conhecimento das políticas de pessoas em situações vulneráveis como a população em situação de rua, LGBT, entre outros. Nas atividades e intervenções utilizamos como base a metodologia da educação popular, os princípios do SUS e da Reforma Psiquiátrica e as técnicas do teatro do oprimido. Percebemos que a residência, enquanto lugar privilegiado de educação permanente em saúde possibilita ao profissional estar constantemente revendo sua prática à luz das teorias, construindo e desconstruindo conceitos e saberes, contribuindo com a formação de outros profissionais, além de ser espaço de atuação política, de embates e tensionamentos que visem à melhoria da qualidade dos serviços de saúde e o cuidado ampliado na assistência prestada aos usuários.
Palavras-chave
educação permanente em saúde; residência; cuidado ampliado.