Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

Tamanho da fonte: 
IMAGENS ARTÍSTICAS COMO RECURSO PEDAGÓGICO NA AMPLIAÇÃO DO PROCESSO CRÍTICO E REFLEXIVO SOBRE A SAÚDE HUMANA
Amanda Anavlis Costa, Fabrício Bragança da Silva, Hiata Anderson Silva do Nascimento, Roseane Vargas Rohr

Última alteração: 2015-11-12

Resumo


APRESENTAÇÃO: A arte é um importante recurso pedagógico para a formação dos profissionais de saúde, melhorando as habilidades, o pensamento crítico e a empatia entre os estudantes. As artes visuais representam a condição do ser humano e possibilitam aos estudantes entrarem em contato com questões do humano de relevância na prática de cuidado em saúde como doença, limitação, medo, tristeza, luto, morte. O projeto de extensão “Imagens da vida: o desenho, a pintura e a fotografia revelando a saúde na história” (Siex UFES 400031), iniciado em 2007, é vinculado ao programa de extensão “Vida, ciência e arte: inovação e criatividade no processo de formação em saúde” (Siex UFES 500010). Utiliza a arte como recurso pedagógico para a compreensão do processo de construção do conhecimento histórico em saúde.  Abrange diferentes áreas de conhecimento como arte, ciência, história, cultura e saúde, potencializando as interações dialógicas, a interdisciplinaridade e articulação das ações de extensão com o ensino e a pesquisa. Vale ressaltar que muitas ações do projeto são desenvolvidas em parceria com o Centro de Memórias do Curso de Enfermagem da UFES. Utilizar a arte como recurso pedagógico na compreensão crítica e reflexiva sobre a evolução histórica do conhecimento em saúde; promover o cuidado sensível por meio de diálogos entre arte e ciência; desenvolver competências de observação, percepção visual, sensibilidade artística e senso crítico entre estudantes utilizando obras de arte; despertar o interesse de estudantes pelo conhecimento histórico em saúde; possibilitar interação dialógica e interdisciplinar sobre arte, ciência, história, cultura, saúde e enfermagem, no processo de formação em saúde; articular as ações do projeto com atividades de ensino e pesquisa. DESENVOLVIMENTO DA EXPERIÊNCIA: As atividades do projeto foram desenvolvidas em torno da realização de mostras culturais temáticas, que valorizaram a aproximação entre arte e ciência, problematizando-se o contexto histórico das imagens. A escolha do tema é definida a partir do interesse do estudante envolvido no projeto, que aprofunda seus conhecimentos acerca da temática, por meio de leitura de artigos e livros. A elaboração das exposições requer análise sobre as obras escolhidas, os autores e a alusão representativa das imagens. Os desenhos, fotografias, imagens e pinturas são selecionados a partir de bancos de imagens diversos como livros, acervos online, artigos e outros. As imagens inicialmente selecionadas são submetidas à análise, e posteriormente são impressas e dispostas em painéis, com legendas indicando informações sobre a obra de arte e autor, para facilitar a visualização e entendimento da proposta em exposição. As imagens e suas descrições são exibidas no Departamento de Enfermagem em eventos internos, com destaque para a Semana Científica do Curso, por ocasião do encerramento do semestre letivo.  Convites eletrônicos com informações inerentes as mostras culturais são divulgados em meio eletrônico e impresso, para docentes, discentes e profissionais de saúde. A participação é gratuita e os visitantes podem registrar suas impressões sobre a exposição em livro de presença. As ações do projeto integram-se às ações do Centro de Memória do Curso de Enfermagem da UFES, e com as disciplinas da graduação. Os resultados do projeto são divulgados em eventos científicos regionais, nacionais e internacionais. O planejamento das atividades ocorre de forma sistemática, por meio de reuniões com a coordenação do projeto. Vale ressaltar que o projeto se apoia no referencial de Freire (2013) valorizando o protagonismo e a autonomia do estudante envolvido no projeto, sendo que a temática da mostra emerge a partir do seu interesse, pautando-se na aprendizagem significativa. Resultados: as mostras culturais já realizadas contemplaram temas relevantes para a saúde pública, possibilitando o processo crítico e reflexivo sobre a historicidade em saúde. Vale destacar as mostras realizadas no período compreendido entre julho de 2014 a julho de 2015: “Estratégias publicitárias da indústria do tabaco para o aumento do consumo de cigarros -1890 a 2004” realizada no encerramento do semestre 2014/2 e “Panorama histórico de nossos medos – Epidemias”, no encerramento do semestre 2015/1. A primeira foi estruturada a partir da seleção de cartazes contidos no banco eletrônico de imagens publicitárias organizadas pelo grupo Stanford Researchintothe Impacto of Advertising (SRITA) da Stanford University, Estados Unidos. As 15 imagens selecionadas apresentavam personalidades ligadas ao esporte, arte, saúde, ciência, além de crianças, família e a figura do papai Noel e foram expostas, ao público. As legendas de cada imagem observavam os estímulos visuais e as argumentações nas imagens publicitárias que, elaboradas estrategicamente pela Indústria tabagista, constituíram uma ameaça à saúde pública. A segunda foi sobre o medo gerado pelas epidemias. As 8 imagens foram selecionadas, intencionalmente, a partir do banco de dados da Bibliothèque Nationale de France, da Gettyimages contendo fotografias de John Moore e do livro do infectologista Stefan Cunha Ujvari intitulado “A história e suas epidemias: a convivência do homem com os microorganismos” (2003). Contemplavam a peste e as representações do medo por caveiras, aglomerados de corpos humanos e demônios abordando a historicidade do medo que acomete populações humanas.  A exibição das imagens ilustrando o “Panorama histórico de nossos medos – Epidemias” ocorreu no Departamento de Enfermagem do CCS UFES durante a Semana Científica do Curso em 2015/1. As legendas foram elaboradas com o intuito de identificar a obra em exibição e nortear a reflexão sobre temas complexos e desafiadores para as práticas de saúde - como o medo e a morte. O projeto promoveu o estabelecimento de diálogos sobre cuidado em saúde e o intercâmbio entre diferentes percepções acerca dos temas expostos. E ao apropriar-se de metodologias participativas e recursos visuais, despertou o interesse dos docentes, discentes e outros profissionais, ao aproximar história e saúde por meio da arte. Valorizou a história para apreensão do tempo presente na elucidação do contexto contemporâneo. As imagens contextualizadas despertaram as subjetividades dos indivíduos, estimulando-os a análise das representações sobre o processo de saúde e doença e sua historicidade. O projeto buscou a sensibilização do público visitante para a reflexão e crítica sobre temas pouco abordados em sala de aula. Os resultados do projeto foram divulgados em eventos locais, nacionais e internacionais, e seu impacto evidenciou a importância de utilizar a arte como recurso pedagógico no processo educativo em saúde. CONSIDERAÇÕES FINAIS: as atividades do projeto permitiram articular ações de pesquisa, ensino e extensão, fortalecendo competências como observação, percepção visual, senso crítico e reflexão de acadêmicos e profissionais. O processo crítico e reflexivo gerado a partir da estruturação das exposições permitiu à equipe do projeto ser sensibilizada por meio das imagens, para desenvolver competências de observação e senso crítico no cuidado humano, e consequente ampliação dos saberes com a utilização de desenhos, pinturas e fotografias previamente estudadas e contextualizadas conforme interesse temático. O planejamento das atividades por todos os integrantes do projeto contribuiu na elaboração de ações organizadas, norteando todo o trabalho, permitindo ainda visualizar pontos positivos e negativos relacionados.  

Palavras-chave


Educação em Enfermagem; arte; história

Referências


FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005.

 

HIRATA, M.C. Da Vinci, iconografia e práticas complementares em Enfermagem. In: 56º CONGRESSO BRASILEIRO DE ENFERMAGEM: Anais [recurso eletrônico]. Gramado: Associação Brasileira de Enfermagem, 2004. Disponível em: http://www.bstorm.com.br/enfermagem/index-p2.php?cod=61821&popup=1. Acesso em: 15 Set. 2015.

 

JENSEN, A.; CURTIS, M. A Descriptive Qualitative Study of Student Learning in a Psychosocial Nursing Class Infused with Art, Literature, Music, and Film. International Journal of Nursing Education Scholarship. v.5, n. 1, p.1-9, 2008.

 

ROHR, R. V.; BUSSINGER, E.C.A.; REIS, M. M. R.; SULTI, A. D. C. FELSKY, C. N. Extensão universitária: ampliando os cenários de aprendizado na formação em saúde para a atenção básica. In: 2º SEMINÁRIO NACIONAL DE DIRETRIZES PARA ENFERMAGEM NA ATENÇÃO BÁSICA EM SAÚDE: Anais [recurso eletrônico]. Recife: Associação Brasileira de Enfermagem, 2009. Disponível em: < http://www.abeneventos.com.br/2senabs/cd_anais/pdf/id182r0.pdf>. Acesso em: 15 Set 2015.

 

TAPAJÓS, R. A introdução das artes nos currículos médicos. Interface (Botucatu) [on line]. 2002, v.6, n.10, Fev. 2002, p.27-36. Disponível em: < http://www.scielo.br/pdf/icse/v6n10/03.pdf >. Acesso em: 14 Set. 2015.

 

STANFORD SCHOOL OF MEDICINE. Stanford Research into the Impact of Tobacco Advertising. 2007. Disponível em: http://tobacco.stanford.edu/tobacco_main/index.php. Acesso em: 15 Set. 2015

 

UJVARI, S. C. A história e suas epidemias: a convivência do homem com os microorganismos. 1ª ed. Rio de Janeiro: Senac Rio, 2003.

BIBLIOTHÈQUE NATIONALE DE FRANCE. Gallica bibliothèque numérique. 2015. Disponível em: <http://gallica.bnf.fr>. Acesso em: 15 Set. 2015.

 

GETTYIMAGES. Liberia Races to Expand Ebola Treatment Facilities. 2014. Disponível em: < http://www.gettyimages.com/detail/news-photo/doctors-without-borders-health-worker-in-protective-news-photo/456685810>. Acesso em: 15 Set. 2015