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Saúde Coletiva na Fonoaudiologia: da Formação à Ação na Rede de Serviços de Saúde
Última alteração: 2015-11-09
Resumo
APRESENTAÇÃO. Com a perspectiva de vivenciar e qualificar as ações na Atenção Primária no processo de ensino-aprendizagem na graduação de um curso de Fonoaudiologia reconheceu-se como potencial a implantação de campos de estágio na rede de serviços contemplando assim a proposta de integração ensino-serviço-comunidade em um Distrito Docente Assistencial, território em que os conteúdos acadêmicos e dos serviços, devem ser desenvolvidos em atendimento às necessidades da população, implicando a redefinição do sistema formador e do prestador de serviços. O objetivo desse relato foi descrever a implantação do estágio curricular do Curso de Fonoaudiologia de uma universidade do sul do país nas unidades básicas de saúde, unidades de saúde da família, em uma Equipe de Saúde Especializada na Atenção Integral à Criança e ao Adolescente (ESSCA) e em um Núcleo de Apoio à Saúde da família (NASF). Desenvolvimento. O estágio foi implantado no início do ano de 2010 e incorporado inicialmente nas unidades de saúde tradicional e nas unidades de saúde da família. Resultados. A atuação fonoaudiológica no campo da saúde coletiva tem como norteadores a promoção da saúde da comunicação, prevenção dos distúrbios da comunicação humana e na reabilitação dos agravos. O apoio matricial em Fonoaudiologia vem afirmar nova proposição, potencializando o número de profissionais capacitados que possam atuar na perspectiva de compartilhar saberes comuns a todas as áreas do conhecimento. A vivência está oportunizando que o aluno aprenda a respeito das demais áreas e ao mesmo tempo também atue em sua área nuclear. Atualmente verifica-se o grande número de encaminhamentos desnecessários advindos das unidades de saúde, motivo pelo qual se está revendo o processo de trabalho dos acadêmicos. Além disso, o estágio está em um processo de incrementar a experiência do fonoaudiólogo no trabalho em equipe e na realização do apoio matricial, assim como na identificação e intervenção sobre as situações de risco e na construção de ações interdisciplinares e intersetoriais. No que se refere à formação generalista do fonoaudiólogo alguns desafios se delineiam como provocadores a saber, a readaptação do Processo de Trabalho na ênfase de critérios de risco em Fonoaudiologia; a construção de fluxogramas orientadores e o estabelecimento de parcerias intersetoriais. Considerações Finais. As experiências vivenciadas nos cenários de práticas no campo da Saúde Coletiva têm sido exitosas e repercutem ao longo de toda a formação dos alunos.
Palavras-chave
Fonoaudiologia; atenção primária; formação