Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

Tamanho da fonte: 
CONTRIBUIÇÕES ACADÊMICAS COMO REFLEXO DE UMA ATIVIDADE INTEGRADORA ENTRE DIFERENTES FASES DO CURSO DE ENFERMAGEM
Ariane Sabina Stieven, Cláudio Claudino da Silva Filho, Ângela Urio, Ana Paula da Rosa, Débora Cristina Favero, Tassiana Potrich, Jeane Barros de Souza

Última alteração: 2015-10-28

Resumo


Nos dias atuais, percebe-se escassez de interesse por grande parte dos cursos universitários em realizar atividades que não tenham finalidade puramente acadêmica, como atividades integradoras ou beneficentes, mesmo que estas estejam relacionadas ao próprio curso. Essas atividades não são encontradas facilmente nas universidades brasileiras, porém, quando ocorrem é apenas em casos de catástrofes naturais ou algo que comova toda a nação, sendo assim, passageira. Como possível reflexo, não se encontram acadêmicos dispostos a participar de atividades “diferentes” das propostas por cada disciplina em sua particularidade, quando estas são propostas. Esse estudo tem como objetivo geral descrever vivências e aprendizados para vida pessoal, acadêmica e profissional como resultado de uma atividade realizada durante a graduação em Enfermagem. Trata-se de um estudo na modalidade relato de experiência, baseado na participação em atividade proposta pela coordenação do curso, no âmbito da reformulação de seu Projeto Político Pedagógico, por um grupo nomeado de GT Catavento, composto por docentes e acadêmicos de todas as fases do curso de graduação em Enfermagem da Universidade Federal da Fronteira Sul, campus Chapecó- SC. Nesse sentido, a atividade desenvolveu-se no decorrer do primeiro semestre do ano de 2015, nas dependências desta Universidade, onde foi proposta a atividade integradora com finalidade de aproximar os acadêmicos das diferentes fases do curso e recepcionar os “calouros”. Para isso, foi realizada a divisão dos grupos procurando compor cada grupo com participantes de todas as fases, sendo que para cada grupo (além do relatado aqui) haveria um professor tutor para acompanhar as futuras atividades. Ao final do semestre então, cada grupo realizaria uma apresentação, a sua escolha, a partir do tema “O que é Enfermagem para você/nós?”, além de buscar alimentos não perecíveis e agasalhos, ambos para fins de doação integrando-se para essa distribuição com o projeto VER-SUS Oeste Catarinense. A atividade foi avaliada e equivaleu pontos em todos os componentes curriculares do semestre corrente. O grupo “Metamorfose”, relatado aqui, optou por uma analogia com as fases da vida das borboletas e dos acadêmicos de Enfermagem os quais sofrem mudanças no decorrer do curso, tanto pessoais quanto profissionais. Para o dia da apresentação, o grupo confeccionou materiais e desenvolveram um uniforme para serem distinguidos dos demais grupos. A apresentação foi realizada em forma de jornal, contendo notícias e “previsão do tempo para a Enfermagem” fazendo uma analogia com as regiões onde haveriam concursos na área. Para finalizar, todos os integrantes, até mesmo o professor tutor, cantaram a paródia a qual pode ser acompanhada por todos os presentes através de apresentação por data show. A apresentação foi aplaudida e elogiada por todos. Através dessa atividade percebeu-se a importância e necessidade da realização de mais atividades as quais integrem os acadêmicos de um curso, e por que não estender essa atividade para os demais cursos? O que aumentaria a participação e integração da comunidade acadêmica, sem contar na importância das doações arrecadadas, as quais beneficiaram dezenas de famílias carentes, entregues durante a edição inverno 2015 do projeto VER-SUS Oeste Catarinense.

Palavras-chave


Enfermagem; Educação; Integração