Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

Tamanho da fonte: 
A formação em saúde: diálogos interprofissionais no âmbito do PRO-SAÚDE e PET-SAÚDE
sylvia helena souza da silva batista, Geovannia Mendonça dos Santos, Thamires da Silva Souto, Nildo Alves Batista

Última alteração: 2015-11-30

Resumo


Este trabalho tem por objetivo discutir as repercussões do PRÓ-SAÚDE e PET-SAÚDE na perspectiva de uma formação interprofissional, investindo em saberes e valores partilhados, capacidade crítica e leitura da realidade, possibilidade inventiva do aprender e do intervir. As revisões de literatura empreendidas sobre formação em saúde sinalizam a necessidade de criação e consolidação de novos espaços de aprendizagem, ampliando os locais de discussão, análise partilhada e inserção concreta nos locais de prática a partir das demandas sociais em articulação com a rede de conhecimentos. Os desafios presentes na tessitura do campo da saúde demandam novos modos de ensinar e aprender, imbricando políticas públicas, teorias e compromisso ético-político. Neste sentido, os movimentos provocados pelas políticas indutoras de reorientação na formação em saúde têm sido potentes e ecoam na formação: o reconhecimento da universidade como espaço produtor de saberes e práticas, permite situar as políticas indutoras PRÓ-SAÚDE e PET-SAÚDE como facilitadoras de diálogo e ações junto à rede de serviços de saúde, bem como da aproximação ao campo das práticas, das demandas sociais, de projetos pessoais. Esse processo de formação in loco possibilita, ainda, que profissionais de saúde inseridos nos serviços possam aprender e ressignificar suas práticas a partir do contato com alunos e docentes.  A interprofissionalidade assumida como um eixo estruturante investe na troca entre diferentes áreas profissionais, superando os “guetos” de afazeres estéreis e desvinculados da realidade, bem como fortalecendo os debates nacionais a favor da produção de cuidado fundamentado na integralidade, na humanização e coadunado com os princípios do SUS.

Palavras-chave


formação; políticas públicas; saúde

Referências


¹ BARDIN, L. Análise de Conteúdo. Lisboa, Portugal; Edições 70, LDA, 1991.

² BATISTA, N. A.; SILVA, S. H. S. A docência em saúde: desafios e perspectivas.  In: BATISTA, N. A.; BATISTA, S. H. (org.). Docência em saúde: temas e experiências. São Paulo: SENAC, 2004. 283 p.

³ ___________ Docência universitária em saúde, formação e interdisciplinaridade. In: BATISTA, N. A.; BATISTA, S. H.; ABDALLA, I. G. (org.). Ensino em saúde: visitando conceitos e práticas. São Paulo: Arte & Ciências, 2005. 356 p.

4 BRASIL. Ministério da Saúde. Portaria Interministerial nº 421, de 03 de Março de 2010. Institui o Programa de Trabalho para a Saúde (PET-SAÚDE) e dá outras providências. Brasília, 2010.

5 BRASIL. Ministério da Saúde. Edital nº 24, de 15 de dezembro de 2011, Seleção de projetos de instituições de educação superior. Brasília, 2011.

6 CALDAS, A. L. TRANSCRIAÇÃO EM HISTÓRIA ORAL. NEHO-HISTÓRIA: 71-79, Revista do Núcleo de Estudos em História Oral. São Paulo, n° 1, USP/FFLCH/DH, Novembro, 1999.

7 CAMPOS, Haroldo de, Metalinguagem: Ensaios de teoria e crítica literária, 3ª ed. São Paulo: Cultrix, 1976.

8 CUNHA, M. I. – Conta-me agora! As narrativas como alternativas pedagógicas na pesquisa e no ensino. In.: Revista da FE/USP, v. 23, n. ½, jan./ dez. 1997, pp. 185/195. Disponível em <http://www.revistas.usp.br/rfe/article/view/59596/62695> Acesso em: 07 mar. 2015

9 ___________ Inovações pedagógicas e reconfiguração do ensinar e aprender na universidade. Universidade de Coimbra. 2004. Disponível em <http://www.ces.uc.pt/lab2004/pdfs/MAriaIsabelCunha.pdf>. Acesso em: 7 mar. 2015.

10 EVANGELISTA, M. B. Entre a expressão e a intenção: possibilidades de construção narrativa através da transcriação em história oral. Anais do XXVI Simpósio Nacional de História – ANPUH - São Paulo, julho 2011.

11 HADDAD, A.E. et al. Pró-Saúde e PET-Saúde: a construção da política brasileira de reorientação da formação profissional em saúde. Rev. bras. educ. med. [online]. 2012, vol.36, n.1, supl. 1, pp. 03-04.

12 MEIHY, J. C. S. B. Os novos rumos da História Oral: o caso Brasileiro. Revista de História. São Paulo, n. 155, 2 sem/ 2006. p. 191- 204. Disponível em < http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=285022045011>. Acesso em: 7 mar. 2015

13 REGO, C. e BATISTA, S.H.S.S. Desenvolvimento doente em medicina: um campo fecundo. Rev. Bras. Educ. Med. N 32, v. 3, 2012.