Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

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A vivência de um grupo de alunos do primeiro período de medicina da Universidade de Pernambuco no módulo de Atenção Primaria à Saúde – APS 1
ELAN JOSÉ DE LIMA, WELLINGTON BRUNO ARAÚJO DUARTE, LAÍS DE SOUZA MONTEIRO, PLÍNIA MANUELLA DE SANTANA MACIEL, PRISCILA ROSSANY DE LIRA GUIMARÃES PORTELA, GISANE KELLY SILVA DE MIRANDA, FABRICYA CAVALCANTE DOS SANTOS, JULIANA DOS SANTOS LIMA, AUGUSTO FERNANDO SANTOS DE LIMA

Última alteração: 2015-10-27

Resumo


APRESENTAÇÃO: O presente trabalho busca relatar a vivência de um grupo de 10 alunos do primeiro período do curso de medicina da Universidade de Pernambuco no módulo prático de Atenção Primária à Saúde - APS 01 na comunidade da Alta Santa Tereza no bairro de Nova Descoberta periferia do Recife. O módulo APS 01 faz parte do eixo prático-construtivista e busca fazer com que o aluno compreenda  determinação social da saúde, condições de vida da população e importância da Atenção Primária à Saúde. DESENVOLVIMENTO: Os alunos de medicina foram separados em sete grupos os quais foram distribuídos em sete Unidades de Saúde da Família - USF, cada grupo conta com o apoio de dois preceptores da própria unidade (um Agente Comunitário de Saúde – ACS e um Agente de Saúde Ambiental e Controle de Endemias – ASACE) e um tutor da universidade. O grupo que está lotado no Alto Santa Tereza iniciou suas atividades no território no inicio do segundo semestre do ano em curso sempre as quintas-feiras, nesse período os alunos já vivenciaram as seguintes atividades consecutivamente: conheceram a Unidade de Saúde e fizeram a primeira visita ao território, saíram com os ACS e ASACES para observarem as atividades realizadas pelos mesmos, apresentaram seminário na própria unidade evidenciando as dificuldades e potencialidades da comunidade, subdivididos em dupla analisaram o prontuário de duas famílias e posteriormente juntamente com os ACS realizaram a visita domiciliar a essas famílias onde coletaram dados socioeconômicos, condições de moradia e saúde. RESULTADOS: Podemos perceber com a experiência descrita, que atenção primaria e as comunidades periféricas carentes ainda é algo novo e desconhecido para o grupo. Haja vista que todos ficaram perplexos com a realidade de pobreza e exclusão social das quais, eles ainda não haviam tido contato, tais como: inexistência de saneamento básico, falta de áreas de lazer, difícil acesso e condições precárias de moradia. No entanto impressionou também a eles o trabalho realizado pelos ACS e ASACES, que foram classificados como “anjos da guarda” da comunidade segundo os mesmos pela preocupação com o bem-estar da comunidade e pelo respeito que a comunidade nutre por eles. No que concerne ao trabalho realizado pelo médico da USF os alunos se disseram impressionados pelo vínculo, que é estabelecido com esse profissional e a comunidade o que segundo eles seria um facilitador na resolução de problemas relacionados ao processo saúde-doença. No entanto quando questionados se essa seria uma possível área, que eles poderiam atuar ao se formarem apenas um respondeu que tinha o interesse. CONSIDERAÇÕES FINAIS: A que se considerar que o curso de medicina ainda recruta nos seus processos seletivos indivíduos geralmente de famílias abastadas. Nesse sentido o conhecimento da realidade das comunidades e dos comunitários, tais como, é deveras importante. Por outro lado, talvez a solução para se ter mais profissionais médicos interessados nessa importante área do SUS resida no ingresso nas faculdades de medicina de indivíduos dessa mesma comunidade carente.

Palavras-chave


Medicina; Atenção Primaria a Saúde; Unidade de Saúde da Família