Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

Tamanho da fonte: 
Narrativa de Percurso e Experiência: Construção de Novos Caminhos
Maria Marques Espindola, Alzira Aparecida Barros Assunção

Última alteração: 2015-11-23

Resumo


APRESENTAÇÃO: Este trabalho tem a finalidade de apresentar relatos reflexivos vivenciados por uma enfermeira durante o curso de Especialização em Educação Permanente em Saúde (EPS em Movimento), que ao contrário de outros cursos, A “EPS em Movimento” não buscou ensinar o que é a Educação Permanente em Saúde, trouxe a proposta aos trabalhadores do SUS de reconhecer os processos de Educação Permanente em Saúde como acontecimentos, torná-los visíveis no campo do trabalho, através  da busca em si mesmo, nas experiências, afetações e possibilidades de invenção no campo do trabalho. OBJETIVO: O objetivo é explanar numa narrativa, movimentos ocorridos no decorrer na vida da autora, que diretamente contribuíram para sua formação profissional e através desta experiência, expor a rotina de trabalho na área de saúde, com o propósito de elucidar como a educação permanente está  presente no exercício diário da profissão e  no processo de trabalho. E de modo recíproco compartilhar os saberes entre os diferentes contextos. METODOLOGIA: As informações aplicadas na análise é a história de vida da autora iniciada logo nos primeiros anos de sua alfabetização até o presente momento, onde a mesma faz parte do quadro de servidores públicos, trabalhando em uma Unidade Pronto Atendimento (UPA) na cidade de Dourados-MS, após ter a experiência na Atenção Básica em uma Estratégia de Saúde da Família. No local, vivencia e aplica conhecimentos obtidos na sua formação acadêmica, e na formação de EPS em movimento faz uma releitura de suas práticas e trajetória. IMPACTOS: No contexto narrativo, ressaltou-se que, o conviver diário com outras pessoas em diferentes aspectos, denotam que a EPS sempre esteve implantado na vida da autora de maneira inconsciente. O curso de EPS em Movimento apontou que os novos saberes não carecem serem obtidos por meio de novos conhecimentos. É preciso reconhecer EPS através  da busca em si mesmo, onde a autora pode reconhecer as suas experiências sob uma nova ótica, tornando-as visíveis, entendendo que a realidade pode ser vista sobre outros olhares, através das experiências, afetações e possibilidades de invenção na prática diária, podendo ver e sentir a necessidade de mudança. Transformação esta que pode estar vindo da percepção de cada trabalhador; gestor; usuário; a partir do desconforto com a realidade vivida por cada um. Entendendo que educação permanente em saúde torna-se um tema desafiador para que possa dar destaque à potência do trabalho vivo em ato.

Palavras-chave


Educação Permanente; Experiências vivenciadas; Processo de trabalho

Referências


EPS EM MOVIMENTO. Entrada, Apresentação. 2014. Disponível em: <http://eps.otics.org/material/entrada-apresentacao/entrada-apresentacao/>. Acesso em: 17 de julho 2015.

MERHY, Emerso Elias. Educação Permanente em Saúde em Movimento: uma política de reconhecimento e cooperação, construindo encontros no cotidiano das práticas de saúde. Porto Alegre: [s.n], 2013. Texto escrito como contribuição para o DEGES/SGTES/MS.

CECCIM, Ricardo Burg. Educação permanente em saúde: desafio ambicioso e necessário. Revista Interface-Comunicação, Saúde, Educação. v.9, n.16, p.161-177, set.2004/fev, 2005.

FERLA, Alcindo Antônio; CECCIM, Ricardo Burg. Portfólio como dispositivo da avaliação: aproximações para a definição de novas estratégias de avaliação no curso de bacharelado em saúde coletiva da UFRGS. 2009. Disponível em <http://www.google.com.br/url >. Acesso em 29 de julho de 2015.