Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

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PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO DA LIGA ACADÊMICA DE DOENÇAS INFECTO PARASITÁRIAS EM ENFERMAGEM - UFMS
Kelly Mariana Leão Petrutecelli, Francyelle de Mello Pereira, Kassandhra Pereira Zolin, Letícia Antônio Costa, Raquel Cordeiro Ricci, Rodrigo Domingos de Souza, Gislaine Recaldes de Abreu, Margarete Knoch Mendonça

Última alteração: 2015-11-12

Resumo


Introdução: A Liga Acadêmica de Doenças Infectoparasitárias em Enfermagem (LADIPE) do Curso de Enfermagem da UFMS tem por finalidade realizar atividades extracurriculares, visando agregar conhecimentos sobre vigilância em saúde e as doenças infectoparasitárias e, a seguir, aplicá-los em uma intervenção prática. A LADIPE se apoia na tríade da dinâmica universitária: pesquisa, ensino e extensão. O ensino é realizado por meio de reuniões científicas, nas quais todos os membros da Liga se reúnem para compartilhar saberes e a nova aprendizagem. A LADIPE foi criada em 2013, por um grupo de seis acadêmicos de enfermagem e as ações de extensão são desenvolvidas na modalidade de projetos de extensão. OBJETIVO: Demonstrar como ocorre o compartilhamento de saberes, a partir das reuniões científicas da LADIPE. METODOLOGIA: Nas reuniões científicas, é utilizada metodologia ativa de problematização, a partir dos estudos de Paulo Freire. Inicialmente é sugerido um problema ou um tema e este é pactuado pelo grupo. A escolha do tema geralmente está associada à incidência ou gravidade de uma doença infectoparasitária, como por exemplo, raiva, sífilis e coqueluche foram os temas abordados no primeiro semestre de 2015.  Após a escolha, é realizada a primeira reunião científica para “abertura do problema”, com uma “chuva de ideias” para a exposição de aspectos relacionados com o tema, e todos contribuem com o conhecimento prévio. Baseado nestes pontos é elaborado o mapa conceitual, paralelamente aos objetivos de aprendizagem, que serão os eixos norteadores para o estudo. Após um período para pesquisa individual, é realizada a segunda reunião científica para “fechamento do problema”. Nesta, os integrantes expõem suas pesquisas e fazem um contra ponto ao conhecimento prévio, analisando o que tem evidências científicas e o que é um conhecimento mais “prático”, mitos ou conceitos errôneos. RESULTADOS: Os conhecimentos adquiridos nas atividades da liga trazem um diferencial para os acadêmicos, pois amplia a aprendizagem além da estrutura curricular da graduação. Todo o estudo e as pesquisas realizadas pela LADIPE são aplicadas em ações de extensão, elaboradas pelos próprios alunos, com apoio dos professores coordenadores da liga e em parceria com outras iniciativas e instituições. Esta prática amplia a atuação da LADIPE na universidade, junto aos movimentos sociais, instituições de ensino e de saúde e também favorece a criação de vínculos com outras pessoas. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Os encontros da LADIPE são fundamentais para o aprendizado dos acadêmicos, pois propicia uma formação mais flexível e facilita a integração pesquisa, ensino e extensão. A troca de conhecimentos e as experiências entre os tutores e alunos são de grande valia na formação, além de propiciarem o desenvolvimento de relações interpessoais.

Palavras-chave


Liga Acadêmica; Ensino; Conhecimento