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PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO DA LIGA ACADÊMICA DE DOENÇAS INFECTO PARASITÁRIAS EM ENFERMAGEM - UFMS
Última alteração: 2015-11-12
Resumo
Introdução: A Liga Acadêmica de Doenças Infectoparasitárias em Enfermagem (LADIPE) do Curso de Enfermagem da UFMS tem por finalidade realizar atividades extracurriculares, visando agregar conhecimentos sobre vigilância em saúde e as doenças infectoparasitárias e, a seguir, aplicá-los em uma intervenção prática. A LADIPE se apoia na tríade da dinâmica universitária: pesquisa, ensino e extensão. O ensino é realizado por meio de reuniões científicas, nas quais todos os membros da Liga se reúnem para compartilhar saberes e a nova aprendizagem. A LADIPE foi criada em 2013, por um grupo de seis acadêmicos de enfermagem e as ações de extensão são desenvolvidas na modalidade de projetos de extensão. OBJETIVO: Demonstrar como ocorre o compartilhamento de saberes, a partir das reuniões científicas da LADIPE. METODOLOGIA: Nas reuniões científicas, é utilizada metodologia ativa de problematização, a partir dos estudos de Paulo Freire. Inicialmente é sugerido um problema ou um tema e este é pactuado pelo grupo. A escolha do tema geralmente está associada à incidência ou gravidade de uma doença infectoparasitária, como por exemplo, raiva, sífilis e coqueluche foram os temas abordados no primeiro semestre de 2015. Após a escolha, é realizada a primeira reunião científica para “abertura do problema”, com uma “chuva de ideias” para a exposição de aspectos relacionados com o tema, e todos contribuem com o conhecimento prévio. Baseado nestes pontos é elaborado o mapa conceitual, paralelamente aos objetivos de aprendizagem, que serão os eixos norteadores para o estudo. Após um período para pesquisa individual, é realizada a segunda reunião científica para “fechamento do problema”. Nesta, os integrantes expõem suas pesquisas e fazem um contra ponto ao conhecimento prévio, analisando o que tem evidências científicas e o que é um conhecimento mais “prático”, mitos ou conceitos errôneos. RESULTADOS: Os conhecimentos adquiridos nas atividades da liga trazem um diferencial para os acadêmicos, pois amplia a aprendizagem além da estrutura curricular da graduação. Todo o estudo e as pesquisas realizadas pela LADIPE são aplicadas em ações de extensão, elaboradas pelos próprios alunos, com apoio dos professores coordenadores da liga e em parceria com outras iniciativas e instituições. Esta prática amplia a atuação da LADIPE na universidade, junto aos movimentos sociais, instituições de ensino e de saúde e também favorece a criação de vínculos com outras pessoas. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Os encontros da LADIPE são fundamentais para o aprendizado dos acadêmicos, pois propicia uma formação mais flexível e facilita a integração pesquisa, ensino e extensão. A troca de conhecimentos e as experiências entre os tutores e alunos são de grande valia na formação, além de propiciarem o desenvolvimento de relações interpessoais.
Palavras-chave
Liga Acadêmica; Ensino; Conhecimento