Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

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RELATO DE EXPERIÊNCIA NO PROGRAMA SAÚDE E PREVENÇÃO NAS ESCOLAS: ESCOLA MUNICIPAL DESEMBARGADOR CARLOS GARCIA DE QUEIROZ
Kelly Mariana Leão Petrutecelli, Mariane Pereira Guedes de Araújo, Soraya Solon

Última alteração: 2015-11-11

Resumo


INTRODUÇÃO: O programa Saúde e Prevenção nas Escolas (SPE) tem como finalidade unir saúde e a instituição escolar a fim de fornecer, a partir de trabalhos bem articulados, uma melhor qualidade de vida à sociedade. O programa é destinado a trabalhar com jovens em ambiente escolar que estejam suscetíveis a algum tipo de vulnerabilidade, abordando de forma didática e dinâmica temas importantes em saúde, que envolvem sexo, drogas e desenvolvimento psicossocial da adolescência. OBJETIVO: Relatar a experiência vivida por duas acadêmicas na Escola Municipal Desembargador Carlos Garcia de Queiroz através das práticas do SPE. METODOLOGIA: As ações desenvolvidas na Escola Municipal Carlos Garcia de Queiroz ocorreram no 2º semestre de 2014, uma vez por semana, ao longo de 4 meses, dirigido aos alunos do 8º e 9º anos. Uma sala de aula foi cedida no período da tarde para que a prática fosse possível. As ações eram planejadas a partir das atividades e temas propostos nos fascículos do SPE. Por vezes, outras fontes eram acessadas para enriquecer as atividades. Eram executadas em média três atividades em um dia. Dispositivos com músicas e vídeos e materiais didáticos para confecção de cartazes eram utilizados, dependendo da dinâmica a ser realizada. O encerramento das atividades culminaria numa atividade em que os alunos seriam os protagonistas, elaborando uma ação em que demonstrariam o conhecimento adquirido ao longo dos meses aos outros alunos da escola. Essa ação coletiva seria uma forma de avaliar o que foi apreendido pelos jovens e se a execução das ações obtivesse êxito. RESULTADOS: Constatou-se que ao longo do programa o número de alunos envolvidos foi decrescendo. Iniciou-se com aproximadamente 15 alunos e ao longo do processo o número manteve-se instável e posteriormente caiu. Apesar desse fator, os alunos envolvidos se mostraram bastante receptivos às ações, se interessando e colaborando. Muitas atividades foram executadas por eles e todos participaram efetivamente. No encerramento do projeto os alunos não concordaram em executar uma apresentação coletiva à escola sobre o SPE. Muitos faltaram a fim de não participarem do evento. Com isso, o planejamento foi alterado e foi acordado uma apresentação apenas aos membros do projeto. CONCLUSÃO: A sensibilização, informação e conhecimentos previstos foram repassados aos jovens. Todas as ações foram executadas e em grande parte com êxito. Algumas problemáticas também foram constatadas, como a ausência de um professor capacitado para acompanhar os membros do programa, assim como a falta de um agente de saúde apoiador da unidade básica de saúde do bairro. A ação se concentrou somente nas duas acadêmicas e isso pode ter influenciado e dificultado alguns aspectos das ações. Mesmo assim, todo o processo foi operado com sucesso e foi possível realizar a integração entre saúde e escola.

Palavras-chave


Programa Saúde e Prevenção nas Escolas; Jovens; Educação.