Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

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REVISÃO INTEGRATIVA ACERCA DA SAÚDE DA POPULAÇÃO INDÍGENA
GESSIANI FÁTIMA LARENTES, VIVIAN BREGLIA ROSA VIEIRA, VANESSA DA SILVA CORRALO, JAQUELINE VESCHENFELLES, ELENICE SEGALA, SUZANA MARTA ZARYCHTA, ADRIANA FORESTI, SIDVAN DA SILVA

Última alteração: 2015-11-12

Resumo


INTRODUÇÃO: As atividades de educação em saúde desenvolvidas no Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde): Redes de Atenção à Saúde da População Indígena da Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ) em parceria com a Secretaria de Saúde do município de Chapecó/SC estão voltadas para as duas comunidades indígenas. Antes da realização de qualquer ação educativa, o grupo PET-Saúde faz estudos prévios sobre os temas que serão trabalhados junto à população em questão. Foi a partir do planejamento de uma dessas atividades que se notou a necessidade de aprofundamento teórico sobre a saúde da população indígena.   OBJETIVO: Apresentar parte da revisão integrativa acerca da saúde da população indígena realizada pelo grupo PET-Saúde. METODOLOGIA: Seguiram-se, para realização da revisão integrativa de literatura, os pressupostos de Ganong: identificação do tema e escolha da pergunta de pesquisa; definição dos critérios de inclusão e exclusão dos estudos; seleção de amostra; definição das informações a serem extraídas dos estudos selecionados; organização das informações em formato de tabela; análise e discussão dos resultados. A realização do estudo foi norteada pela questão: “o que a literatura científica apresenta de publicações acerca da saúde da população indígena, no período de 2009 a 2013?”. A busca por publicações se deu na Biblioteca Virtual em Saúde, por meio da consulta utilizando-se o termo: “saúde da população indígena”. A seleção da amostra deste estudo foi feita a partir de leitura por pares. Os artigos incluídos na revisão integrativa de literatura alimentaram uma matriz elaborada para organização e análise dos dados. RESULTADOS: As publicações selecionadas para compor a amostra total do estudo foram organizadas, para análise, em quatro categorias temáticas: doenças parasitárias, nutrição da população indígena, fecundidade das mulheres indígenas e incidência de tuberculose na população indígena. Tanto na categoria “doenças parasitárias” quanto a categoria “nutrição da população indígena” foram selecionados 5 artigos para análise do grupo. Já as categorias “fecundidade das mulheres indígenas” e “incidência de tuberculose na população indígena” contaram com quatro e dois estudos, respectivamente. O grupo, a partir do estudo dos artigos, pode entender parte da dinâmica do processo saúde-doença de comunidades indígenas. CONCLUSÃO: Conclui-se que os estudos teóricos prévios fornecem subsídios, trazidos por diferentes autores, que facilitam o processo de planejamento e execução das ações de educação e promoção da saúde das comunidades indígenas envolvidas no projeto do PET.

Palavras-chave


Saúde Indígena; PET-Saúde; Revisão Integrativa de Literatura