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REVISÃO INTEGRATIVA ACERCA DA SAÚDE DA POPULAÇÃO INDÍGENA
Última alteração: 2015-11-12
Resumo
INTRODUÇÃO: As atividades de educação em saúde desenvolvidas no Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde): Redes de Atenção à Saúde da População Indígena da Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ) em parceria com a Secretaria de Saúde do município de Chapecó/SC estão voltadas para as duas comunidades indígenas. Antes da realização de qualquer ação educativa, o grupo PET-Saúde faz estudos prévios sobre os temas que serão trabalhados junto à população em questão. Foi a partir do planejamento de uma dessas atividades que se notou a necessidade de aprofundamento teórico sobre a saúde da população indígena. OBJETIVO: Apresentar parte da revisão integrativa acerca da saúde da população indígena realizada pelo grupo PET-Saúde. METODOLOGIA: Seguiram-se, para realização da revisão integrativa de literatura, os pressupostos de Ganong: identificação do tema e escolha da pergunta de pesquisa; definição dos critérios de inclusão e exclusão dos estudos; seleção de amostra; definição das informações a serem extraídas dos estudos selecionados; organização das informações em formato de tabela; análise e discussão dos resultados. A realização do estudo foi norteada pela questão: “o que a literatura científica apresenta de publicações acerca da saúde da população indígena, no período de 2009 a 2013?”. A busca por publicações se deu na Biblioteca Virtual em Saúde, por meio da consulta utilizando-se o termo: “saúde da população indígena”. A seleção da amostra deste estudo foi feita a partir de leitura por pares. Os artigos incluídos na revisão integrativa de literatura alimentaram uma matriz elaborada para organização e análise dos dados. RESULTADOS: As publicações selecionadas para compor a amostra total do estudo foram organizadas, para análise, em quatro categorias temáticas: doenças parasitárias, nutrição da população indígena, fecundidade das mulheres indígenas e incidência de tuberculose na população indígena. Tanto na categoria “doenças parasitárias” quanto a categoria “nutrição da população indígena” foram selecionados 5 artigos para análise do grupo. Já as categorias “fecundidade das mulheres indígenas” e “incidência de tuberculose na população indígena” contaram com quatro e dois estudos, respectivamente. O grupo, a partir do estudo dos artigos, pode entender parte da dinâmica do processo saúde-doença de comunidades indígenas. CONCLUSÃO: Conclui-se que os estudos teóricos prévios fornecem subsídios, trazidos por diferentes autores, que facilitam o processo de planejamento e execução das ações de educação e promoção da saúde das comunidades indígenas envolvidas no projeto do PET.
Palavras-chave
Saúde Indígena; PET-Saúde; Revisão Integrativa de Literatura