Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

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ESCOLAS MÉDICAS SOCIALMENTE COMPROMETIDAS COM O SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE: ABRINDO AS PORTAS DA UNIVERSIDADE PARA OS TRABALHADORES DA REDE
Ana Luiza de Oliveira e Oliveira, Tiago Rocha Pinto, Lucas Pereira de Melo

Última alteração: 2015-10-30

Resumo


DESCRIÇÃO DA EXPERIÊNCIA: Trata-se de uma iniciativa de docentes da área de Saúde Coletiva da Escola Multicampi de Ciências Médicas do Rio Grande do Norte (EMCM/UFRN) direcionada aos trabalhadores da rede de saúde e de do município de Caicó, RN. A criação do grupo de estudos se deu a partir da submissão de uma proposta de Mestrado Profissional em Saúde com inicio previsto para março de 2016, o qual será direcionado, prioritariamente, aos profissionais de saúde e envolvidos em atividades de preceptoria e supervisão de alunos no cotidiano dos serviços. Os encontros vêm ocorrendo com periodicidade quinzenal em horário noturno. O processo ensino-aprendizado é orientado pela leitura e discussão de artigos científicos, troca de experiências do cotidiano e gestão do trabalho dos profissionais além de fomentar ideias que podem se concretizar em proposições de temáticas de pesquisa e intervenção a serem apresentadas como projetos na abertura do edital do referido Mestrado. RESULTADOS ALCANÇADOS: O grupo ainda se encontra em fase inicial, todavia, já é possível constatar uma série de aspectos positivos advindos com a iniciativa, tais como: I) incentivo e condições para os trabalhadores retomarem seus estudos; II) efetivação de um espaço de Educação Permanente, com aprofundamento teórico-metodológico e subsídios para construção e implementação de projetos de pesquisa; III) debates sobre os desafios e problemáticas vivenciadas no cotidiano de trabalho interprofissional; iv) fortalecimento da identidade do profissional de saúde local; IV) reconhecimento das fragilidades e potencialidades de enfrentamento e superação dos obstáculos que se apresentam. REPERCUSSÕES DA EXPERIÊNCIA: Embora sejam apenas dois meses desde o início das atividades, o grupo tem construído objetivos comuns que apontam para real qualificação da rede. Hoje, cerca de 10 trabalhadores de diferentes categorias, áreas e equipamentos, se mostram motivados e assíduos nos encontros. Os mesmos reconhecem o potencial do grupo para além do apoio para definição do objeto de pesquisa e escrita do projeto, mas enquanto uma oportunidade de qualificação e instrumentalização dos saberes e práticas que poderão ser incorporados e integrados no cotidiano dos serviços. Da mesma forma, os docentes avaliam o espaço enquanto uma oportunidade de maior aproximação com os profissionais da rede e de articulação de outras propostas e projetos futuros que promovam a integração ensino, serviços e comunidade.

Palavras-chave


Educação Permanente; Interprofissionalidade; Atenção à Saúde; Responsabilidade Social