Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

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VERSUS - Vivências e Estágios na Realidade do Sistema Único de Saúde: Relato de Experiência
Fabiana Lenz, Scheila Mai, Fabio Herrmann, Alexsandra Martins da Silva, Júlia Ruth Toledo da Silva, Samantha Tomasi

Última alteração: 2015-10-29

Resumo


O seguinte trabalho relata a experiência de acadêmicos de enfermagem, medicina e psicologia no projeto VER-SUS (Vivências e Estágios na Realidade do Sistema Único de Saúde), que é um estágio de vivência e aproximação de estudantes da realidade e prática do Sistema Único de Saúde (SUS). O projeto VER-SUS foi criado em 2002 com apoio do Ministério da Saúde, e propõe diretrizes que são compatíveis com as atuais políticas prioritárias e que preveem a organização das redes de atenção à saúde, tendo a atenção básica como organizadora do processo de cuidado. Nesta perspectiva, o projeto tem o objetivo de qualificar futuros profissionais, permitindo ao acadêmico experimentar um novo espaço de aprendizado, conhecer o trabalho das organizações de saúde, entender como funciona o desenvolvimento das lutas dos setores do campo da saúde, possibilitando a formação de profissionais com olhar crítico reflexivo, que lutem pelo pleno funcionamento do SUS. A vivência aconteceu de 27 de julho a 02 de agosto de 2014, nos municípios do Oeste de Santa Catarina e possibilitou conhecer espaços da rede pública de saúde como: Unidade Básica de Saúde; Estratégia de Saúde da Família; Centro de Atenção Psicossocial; Hospital; Clínica Renal; Clínica do Homem; Ambulatório de Lesão de Pele; Casa de Passagem; Lar de Idoso e participação em reunião de Conselho Municipal de Saúde. Com imersão completa no projeto, as visitas aos espaços articuladas com discussões sobre o SUS ressignificaram conceitos estudados na graduação, possibilitando o conhecimento dos princípios e diretrizes do SUS, seu funcionamento, uma rica troca de experiências entre os viventes por meio de discussões sobre situações-problema e estratégias de soluções possíveis com a visão da equipe multiprofissional. Foram realizados trabalhos em grupos, dinâmicas, rodas de conversa, seminários e diálogos entre os estudantes, contudo o que, de fato, marcou a intensidade desse projeto foram as vivências nas diversas realidades do SUS da região. A partir das visitas foi possível identificar o potencial da gestão nos serviços de saúde, a importância da participação social de forma ativa e efetiva, a necessidade tanto de serviços bem equipados quanto de estruturas que favoreçam a acessibilidade, a utilização das tecnologias duras e leves de cuidado e programas de saúde que respondam às necessidades apresentadas de forma individual e coletiva. Entretanto, permeiam alguns desafios, como a precariedade de algumas estruturas físicas dos serviços de saúde, a falta de recursos humanos, a articulação da rede, a deficiência nos investimentos da educação permanente dos profissionais de saúde, assim como, a ausência do controle social em alguns serviços visitados. A importância de vivências no espaço de saúde pública implica na compreensão da defesa e luta por um atendimento integral de qualidade e o comprometimento com as necessidades da saúde da população, fortalecendo a formação acadêmica e sensibilizando futuros profissionais de saúde. 

Palavras-chave


Extensão Universitária; SUS; Formação Acadêmica.