Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

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PARA ALÉM DOS MUROS DA UNIVERSIDADE: CONHECENDO A REALIDADE DE UMA PENITENCIÁRIA DE RECUPERAÇÃO FEMININA
Mayra Kelly Santana Henrique, Dailton Alencar Lucas de Lacerda, Janaína Maria Alves Campos, Jeane Constantino Pereira, Thainá Rayane Bezerra Vieira, Bruna Lima Miranda, Maria Carolina Medeiros Trajano

Última alteração: 2015-10-31

Resumo


APRESENTAÇÃO: O Programa Mais Saúde na Comunidade é uma atividade de extensão popular da Universidade Federal da Paraíba que tem como fio condutor a Educação Popular em Saúde (EPS) atuando de forma interdisciplinar, intersetorial e interinstitucional. A construção das práticas do programa é iniciada a partir de uma territorialização, que consiste no reconhecimento do espaço onde as ações serão desenvolvidas. Com isso é possível conhecer as demandas dos sujeitos nele inseridos, bem como suas peculiaridades e organização social. Neste sentido, o objetivo do trabalho é relatar a experiência de extensionistas do programa em uma vivência na Penitenciária de Recuperação Feminina Maria Júlia Maranhão situada no município de João Pessoa – PB. DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO: Uma das frentes de ação do programa são os Grupos de Encontro do Trabalho (GRT) realizados com categorias de trabalhadores e  que possuem como eixos teórico- metodológicos a educação popular e a ergologia. Com o intuito de iniciar um GRT com apenados envolvidos em ações de ressocialização do sistema carcerário da Paraíba, os extensionistas realizaram territorializações em diversos presídios do Estado, dentre eles a Penitenciária Júlia Maranhão. A visita foi conduzida por uma agente penitenciária, que apresentou aos extensionistas o pavilhão do sistema prisional semiaberto, onde existe um grupo de apenadas que participam do projeto “Castelo de Bonecas”, no qual são confeccionadas bonecas de pano, com vendas destinadas à geração de renda do grupo produtivo, bem como para aquisição de matéria prima que viabilize a produção. Em seguida, foi visto o pavilhão de regime fechado, a estrutura física do berçário, do cárcere e da cozinha. RESULTADOS: Com base nesta experiência, identificou-se um ambiente físico adequado, porém com superpopulação carcerária, carência de infraestrutura que viabilize as atividades de ressocialização desde as ações de educação básica, a qualificação profissional e trabalho sendo, portanto, a educação popular uma ferramenta potente para fomentar a troca de saberes e respeito neste ambiente de reclusão. CONSIDERAÇÕES FINAIS: A implementação do GRT vai possibilitar uma valorização do papel do apenado na sociedade, proporcionando-lhe visibilidade, autonomia e conscientização acerca dos próprios direitos e cuidados com a saúde. A experiência contribuiu para a construção de um pensamento crítico-reflexivo acerca das condições de vida das mulheres em uma penitenciária do sistema prisional paraibano. Por fim, pode-se concluir que falta para as apenadas políticas públicas que lhes assegurem o direito à cidadania, educação, saúde, trabalho, cultura, família e dignidade.

Palavras-chave


Educação popular, ressocialização e saúde.