Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

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Reflexões sobre a possibilidade de integração do serviço em saúde na academia
Cristiane Trivisiol da Silva, Marlene Gomes Terra, Janice Sarubbi de Moares, Keity Lais Soccol, Amanda Mello, Mariane Xavier, Valquíria Toledo Souto

Última alteração: 2015-10-27

Resumo


APRESENTAÇÃO: a integração entre o ensino e os serviços de saúde apresenta-se como uma estratégia para qualificação da assistência em saúde. Para isso, foram definidas diretrizes a fim de desencadear  o processo de integração da formação com os diferentes cenários de produção de cuidados á saúde, tais como: as Comissões de Integração Ensino-Serviço (CIES); a implementação da Política Nacional de Educação Permanente em Saúde (PNEPS) e a reformulação de Diretrizes Curriculares Nacionais da Saúde, o Pró-Saúde e o Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET), entre outros (DCN). Em destaque na formação acadêmica, temos o Programa Nacional de Reorientação  da  Formação  Profissional  em Saúde, o Pró-Saúde  e  o  Programa  de  Educação pelo  Trabalho  para  a  Saúde, o PET-Saúde,  que foram implantados  a  partir  de  2006.  Estes programas objetivam promover mudanças na formação na área  da  saúde,  tendo em vista   a integração educação e do trabalho na saúde, a fim de fortalecer  a integração ensino-serviço. Porém, a discussão em torno da integração ensino-serviço em saúde na academia ainda é insipiente, pois está atrelada as possibilidades de aperfeiçoamento dos modelos de formação profissional articulada à realidade social, em consonância com a consolidação dos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS). A inter relação entre a formação teórica do SUS e a realidade vivenciada no contexto dos sistemas e serviços públicos de saúde, evidencia um descompasso o qual é agravado pelos modelos de formação, de gestão e de atenção em saúde hegemônicos que perpetuam no cenário acadêmico. Dentre estes descompassos, está o distanciamento das instituições de ensino com as instituições de serviços de saúde, fortalecendo o desencontro do diálogo para superação desta dicotomia. Para isso, salienta-se o papel da integração ensino e serviço que vem recebendo maior destaque na formação acadêmica e nos cenários das pesquisas em saúde. Esta integração não é apenas entre o serviço e a academia, mas também refere-se a integração da pesquisa e do ensino com as necessidades reais dos cenários de saúde. A articulação da pesquisa com o ensino e os serviços de saúde pode se constituir em uma estratégia pedagógica para qualificar a assistência em saúde. Embora se reconheça que a pesquisa está vinculada à academia e a assistência aos serviços de saúde, essa dicotomia faz com que haja um modelo de formação dissociado, gerando um distanciamento entre a formação e as diversas modalidades de práticas que se materializam nos serviços. Nesse sentido, nosso estudo foi proposto na tentativa de buscar investigar essas problemáticas que envolvem o desafio da integração entre  a formação e a qualificação do SUS, em especial da academia, dos serviços com a pesquisa. Em especial, quando são consideradas as atuais Diretrizes Curriculares Nacionais dos cursos de graduação em saúde, que exigem das instituições de ensino superior, uma formação comprometida com os princípios do SUS. Desenvolvimento do trabalho: a fim de fomentar novos estudos acerca desta temática, apresentamos como proposta de pesquisa o projeto  "a produção acadêmica de enfermagem: possibilidade para integração ensino-serviço em saúde" que encontra-se em fase de implementação. Este estudo tem o objetivo de analisar como a produção acadêmica de enfermagem pode subsidiar o planejamento e desenvolvimento de ações de integração ensino-serviço, na perspectiva dos estudantes da graduação. E é norteado pela seguinte questão de pesquisa: a produção acadêmica de enfermagem subsidia o planejamento e desenvolvimento de ações de integração ensino-serviço? Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, descritiva e exploratória a qual foi realizada em um Curso de Graduação em Enfermagem do Centro de Ciências da Saúde de uma universidade do interior do Rio Grande do Sul. A coleta dos dados ocorreu por meio de entrevistas semi estruturadas através de um instrumento para enunciação dos dados de identificação dos participantes da pesquisa, com questões orientadoras que convergiam com o objetivo da pesquisa.

Palavras-chave


Integração ensino serviço; Formação acadêmica; Sistema único de Saúde

Referências


Referenciais

Gonçalves CNS, Corrêa AB, Simon G et al. Integração ensino–serviço na voz de profissionais de saúde. Rev enferm UFPE on line., Recife, 8(6):1678-86, jun., 2014