Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

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CONTRIBUIÇÕES DAS OFICINAS FORMATIVAS NA CONSTRUÇÃO DO TRABALHO EM GRUPO NA COMUNIDADE
Aksa Keila Ramalho da Silva, Larissa Danielly Araújo Martins, Anne Caroline Ferreira de Freitas, Jeane Constantino Pereira, Bruna Lima Miranda, Ruthi Hiorrana Lima dos Santos

Última alteração: 2015-11-04

Resumo


APRESENTAÇÃO: Norteado pela Educação Popular em Saúde (EPS), o Programa Mais Saúde na Comunidade, atividade de extensão da Universidade Federal da Paraíba, atua de forma interdisciplinar, intersetorial e interinstitucional e faz uso de oficinas como instrumento metodológico para a formação dos seus extensionistas. Este trabalho visa relatar as contribuições destas oficinas na construção das práticas coletivas realizadas pelo programa junto à comunidade. DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO: As oficinas baseiam-se na pedagogia freiriana e constituem uma metodologia de trabalho que prevê a construção coletiva do conhecimento por meio de momentos de interação entre educador e educando de forma horizontalizada e dinâmica. Elas acontecem semanalmente e possuem duração de duas horas. Os temas abordados visam instrumentalizar os extensionistas para o trabalho com práticas coletivas de caráter educativo, integrativo e lúdico. Dentre os temas já vistos estão: intervenções teatrais, Tai Chi Chuan, Permacultura e Biodança. RESULTADOS: O aprendizado adquirido nas oficinas é empregado como ferramenta de trabalho com grupos em ações de educação e promoção da saúde na comunidade. Além disso, a integração, amorosidade e o respeito são os principais produtos desta experiência. A interdisciplinaridade e a importância do trabalho em equipe também são estimulados nesse processo, o que contribui para uma formação mais crítica, reflexiva e participativa dos estudantes. CONSIDERAÇÕES FINAIS: As oficinas promovem espaços de troca de saberes, empoderamento e protagonismo dos atores envolvidos, pois oferecem possibilidades de intervenção em diferentes contextos. A educação popular em saúde, enquanto fio condutor desta experiência favorece a formação universitária de acordo com os princípios do Sistema Único de Saúde, afinal, ao conhecer a realidade da população, o estudante identifica-se enquanto parte do povo e passa a desenhar o seu futuro perfil profissional de uma forma mais crítica e humana.