Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

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Relato de experiência da disciplina de Criatividade, Proatividade e Inovação em Saúde
Êrica Rosalba Mallmann Duarte, Gimerson Erick Ferreira, Lia Fernanda Trajano da Silva, Karen Weingaertner del Mauro

Última alteração: 2015-10-27

Resumo


As atividades de ensino de enfermagem apesar das Diretrizes Curriculares (CNE/CES,2001) ainda estão muito vinculadas ao fazer de procedimento com suas rotinas, protocolos, jornada de trabalho, dimensionamento de pessoal, planejamentos de cuidado, vivências e ensinamentos de programas de acreditações e tantas outras formas de trabalhar imprescindíveis para a formação não temos dúvidas. Entretanto essas formas de vivenciar a formação acadêmica impedem que sejam estudadas, formadas e desenvolvidas atividades de forma leve, criativas, de tomadas de decisões mais lúdicas desenvolvendo profissionais que enfrentam mudanças de forma positiva, com erros e acertos, com iniciativas novas, etc.; “A criatividade aumenta na medida da consciência que se tem dos próprios atos criativos” (Daniel Goleman,1998). O medo tanto de professores e alunos de que nada de errado aconteça aos usuários, por eles atendidos, a importância da habilidade em procedimentos técnicos sem colocar em risco a vida de pessoas é real e ético entretanto, nada disso impede  ou exclui o desenvolvimento de características Criativas, proativas e inovadoras no campo da SAÚDE no dia a dia, nos processos de trabalho, nas reuniões de equipe, nos planejamentos de planos de cuidados e tantas outras iniciativas junto a quem necessita usuários, equipe e instituição. “Quando vamos além das formas tradicionais de resolver problemas obtendo um sucesso capaz de influenciar outras pessoas, nossa criatividade assume uma dimensão social importantíssima” (David de Prado 1999). Instigar os acadêmicos para o desenvolvimento de características pessoais indispensáveis para atos criativos, proativos e inovadores, para sua vida profissional e pessoal, e que possam estimular trabalhos em redes de cooperação pode ser uma boa iniciativa acadêmica. E é com essa intenção que foi criada a Disciplina: ENF 03069 – Criatividade, Proatividade e Inovação em Saúde, com uma carga horária de 45 horas (3 créditos) (EEUFRGS, 2014). Quando começamos a expressar a nossa criatividade de maneira mais plena, começamos também nos sentindo mais felizes e satisfeitos como seres humanos” (Daniel Coleman,1990) A disciplina foi aprovada em 2014/1 pela Comissão de Graduação da Escola de Enfermagem, Conselho de Unidade e Câmera de Graduação da UFRGS para ser iniciada em 2014/2. A seguir apresentaremos os objetivos, cronogramas, metodologia e Critérios de avaliação. OBJETIVO: Instigar nos acadêmicos o desenvolvimento de características pessoais indispensáveis ações empreendedoras, proativas e inovadoras nos serviços de saúde; Possibilitar a descoberta de potencialidades a partir do autoconhecimento, estimulando a criatividade na resolução de problemas, bem como incentivar o aluno a expor e desenvolver ideias, defendendo seu ponto de vista e desenvolvendo a autocritica; Adotar princípios que oportunizem a descoberta de iniciativas a partir das suas vivências junto a pessoas e instituições; Desenvolver atitudes proativas que impulsionam o desenvolvimento de inovações em rede; Criar ambiente de aprendizagem para integrar todos os objetivos para aplicação na área de saúde. Seu cronograma está sendo modificado a cada semestre partir do TEMA que se pretende desenvolver no semestre. Em 2014/2 escolhemos trabalhar com o tema “A SAÙDE NO TERRITÓRIO QUE ATUAMOS E NA CIDADE QUE MORAMOS”. O município de Porto Alegre possui 8 territórios de saúde (SMS, 2015). Sendo que a Secretaria Municipal de Saúde organizou a cidade de tal forma que os territórios foram sendo mapeados para que pudessem receber as universidades da capital. Coube a UFRGS desenvolvem suas práticas disciplinares e estágios curriculares em dois destes distritos que são o distrito Glória Cruzeiro Cristal e o Centro. O objetivo neste semestre foi o de trabalhar a criatividade, pró-atividade e inovação dos alunos com o tema escolhido e, ao longo do semestre, foram trabalhados o conceito ampliado de saúde, fazendo-os reconhecer outras formas de se fazer cuidados além das unidades formais como os hospitais, ambulatórios e unidades de saúde. A ideia é que eles entendessem que utilizar a rua, a praça, as escolas as igrejas e outros instrumentos, que fazem parte da vida dos cidadãos. Utilizar como ações de prevenção, promoção e cuidado pelos profissionais da saúde é uma boa alternativa e que às vezes os alunos durante a sua formação podem não perceber se não tiverem uma experiência no ato. O produto final da disciplina foi primeiro o de criar um mapa de saúde a partir das visitas que realizam no distrito, onde fazem ou farão seus estágios em outras disciplinas, e o segundo foi livre e teriam que usar os objetivos e experiências da disciplina. O resultado foi a criação de um vídeo de uma instituição empreendedora que eles conheceram ao visitar o território e que mobilizou o grupo. O vídeo foi produzido e colocado no Youtube (https://www.youtube.com/watch?v=aROB2HEcIq4 ) onde a partir das visualizações o grupo alcançaria o seu conceito. Em 2015/12 o tema da disciplina foi LER e ESCREVER para que os alunos começassem a encarar a escrita dos trabalhos das disciplinas, e as leituras durante o curso e o próprio trabalho de conclusão de curso como uma atividade menos traumática. O tema baseou-se no filme Escritores da Liberdade, do diretor Richard LaGravenese, baseado em acontecimentos reais escritos no livro “O Diário dos Escritores da Liberdade”, uma história que se passou na escola Woodrow Wilson High nos USA. Neste semestre a proposta dos alunos foi a de realizar uma história em quadrinho falando sobre a Creche Sonho Meu que foi visitado por eles durante a disciplina.   Resultado da experiência da disciplina: As experiências de aprendizagem buscaram propiciar momentos de interação e convivência grupal, bem como as oficinas de ideias e discussões coletivas levaram os discentes a refletir, criticar e propor novas medidas para os entraves por eles ao escreverem A disciplina buscou contribuir para a ampliação da visão e dos modos de agir dos estudantes, bem como para a (re) organização das ideias destes, despertando-os para a busca de novas oportunidades e para a realização de sonhos, com foco nas necessidades sociais emergentes. Os Critérios de Avaliação foram fundamentados, considerando o desenvolvimento do estudante a partir do seu saber prévio, seu posicionamento crítico e reflexivo, suas ideias e os modos como reage ao longo do desdobramento da disciplina. Assim, são considerados a participação pró-ativa no e do grupo, pela expressão de ideias e saberes, vivências e sentimentos apresentados no decorrer da disciplina, pontualidade e assiduidade; refutação e debate aos feedbacks recebidos, bem como capacidade de argumentar e (re) considerar posicionamentos, interação e desenvolvimento interpessoal no grupo, habilidades de criação, planejamento, organização, materialização e exposição de suas ideias. Ao final de um ano de experiência o resultado das duas turmas foram os produtos desenvolvidos pelos alunos e o crescimento não ficou só com os alunos matriculados, mas os monitores e o professor da disciplina.

Palavras-chave


Formação em saúde; Criatividade; Inovação

Referências


Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Superior. Resolução CNE/CES nº3, de 7 de nov. 2001. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Enfermagem. Diário Oficial da União. Brasília 2001 nov; 1:37.

Araújo, Terezinha. Criatividade na Educação. São Paulo: imprensaoficial, 2009.

MARIANO, Sandra; MAYER, Verônica Feder. Empreendedorismo: Fundamentos e Técnicas para a Criatividade. Rio de Janeiro: LTC, 2012.

DOLABELA, F. C. Oficina do empreendedor: a metodologia do ensino que ajuda a transformar conhecimento em riqueza. Rio de Janeiro: Sextante, 2008.