Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

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O VER-SUS COMO UM ESPAÇO DE FORMAÇÃO INTERDISCIPLINAR PARA A RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE COLETIVA
Camila Tenório Ferreira, Daianny de Paula Santos

Última alteração: 2015-10-27

Resumo


APRESENTAÇÃO: O Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Coletiva oferecido pelo Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães/Fundação Oswaldo Cruz – PE objetiva formar sanitaristas para atuarem na gestão das ações e serviços de saúde no contexto do Sistema Único de Saúde (SUS). Ao longo do Programa, os residentes têm a autonomia de desenvolver atividades complementares e de extensão, que irão compor seu processo formativo enquanto sanitaristas. Dentre tais experiências, as Vivências e Estágios na Realidade do SUS (VER-SUS) têm representado um espaço pedagógico e de atuação interdisciplinar para os residentes, permitindo diálogos e trocas de experiências a partir de vivências e discussões sobre a realidade do SUS. Objetivou-se relatar a experiência das residentes que, durante o Programa da Residência, estiveram inseridas na comissão organizadora da Região Metropolitana do Recife (RMR), construindo edições do VER-SUS que ocorreram em alguns municípios do Estado de Pernambuco: Goiana (2014.2), Sertão do Pajeú (2015.1), Recife (2015.2) e na facilitação do VER-SUS ocorrido na Zona da Mata Paraibana (2015.2). DESENVOLVIMENTO: A atuação enquanto residentes inseridas no VER-SUS consistiu na realização de atividades organizacionais e pedagógicas, tais como (1) construção da proposta e viabilidade técnico-logística do projeto; (2) articulação intersetorial (gestão municipal e estadual, movimentos estudantis e sociais organizados); (3) organização pedagógica da vivência (elaboração da metodologia, formações político-pedagógicas, seleção de viventes e facilitadores); (4) facilitação da vivência; (5) demandas da comissão organizadora (avaliação geral, prestação de contas com a Rede Unida e elaboração do relatório final); (6) Desdobramentos pós-VER-SUS. Foram utilizados para a construção pedagógica desse processo os métodos de problematização de Paulo Freire e de Josué de Castro (edição PB) que fundamentaram a estrutura das edições realizadas. Durante as vivências foram discutidos temas relacionados à sociedade, determinantes sociais e da saúde e imersão em serviços de saúde e comunidades de populações específicas e de resistência que possibilitaram ampliar a discussão e reflexão sobre a realidade vivenciada. Impactos: Cada edição contou com cerca de 60 participantes de campos interdisciplinares da saúde e intersetoriais. A participação na organização do VER-SUS PE RMR contribuiu significativamente no processo pedagógico e de formação das residentes, configurando-se em espaços singulares de experiências teórico-práticas no campo da saúde coletiva, trazendo repercussões significativas no processo de formação política e profissional das mesmas. Além disso, a construção das edições do VER-SUS PE RMR possibilitou a integração das residentes em movimentos sociais organizados, o reconhecimento da realidade social, diálogos intersetoriais sobre saúde popular e ampliação da instiga pela Reforma Política e Sanitária Brasileira. CONSIDERAÇÕES FINAIS: O VER-SUS, enquanto estratégia de educação permanente em saúde proporcionou um espaço de aprendizado prático e político, contribuindo significativamente no processo de formação das residentes enquanto profissionais sanitaristas. Além disso, tal experiência não só repercutiu no processo de formação das residentes que atuaram como facilitadoras, mas proporcionou reflexões e influências nos viventes, sensibilizando os sujeitos envolvidos nesse processo de compromisso na defesa do SUS, tanto como usuários como trabalhadores da saúde.

Palavras-chave


educação em saúde; interdisciplinaridade; saúde popular