Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

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DESAFIOS E FORTALEZAS EM ORGANIZAR UM ESTÁGIO DE VIVÊNCIA NO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE NO CENTRO-SUL PIAUIENSE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
EDUARDO CARVALHO DE SOUZA, NÁDYA DOS SANTOS MOURA, ARETHA FEITOSA DE ARAÚJO, MAILSON FONTES DE CARVALHO, MATHEUS SOARES SANTOS, JOSÉ MARIA XIMENES GUIMARÃES

Última alteração: 2015-10-27

Resumo


APRESENTAÇÃO: O projeto Vivência e Estágios na Realidade do Sistema Único de Saúde (VER-SUS) foram criados no ano de 2002 com o intuito de aproximar os estudantes da realidade do Sistema Único de Saúde (SUS) e estimular a formação de trabalhadores/as para o SUS, comprometidos/as eticamente com seus princípios e diretrizes, e que se entendam como atores/atrizes sociais e agentes políticos/as capazes de promover transformações na sociedade. O presente estudo tem como objetivo relatar a experiência da organização de um estágio de vivência no SUS. DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO: Trata-se de um estudo descritivo com enfoque em um relato de experiência a partir de uma edição do projeto VER-SUS que aconteceu nos Municípios de Picos, Oeiras e Ipiranga do Piauí. Da referida vivência participaram 25 acadêmicos de Instituições de Ensino Superior (IES) do estado do Piauí de diversos cursos relacionados à saúde e áreas afins, sendo eles: Enfermagem, Fisioterapia, Medicina, Psicologia, Nutrição, Educação Física, Farmácia, Biomedicina e Turismo. Utilizou-se o Quadrilátero da educação permanente em saúde (ensino, gestão, atenção e participação popular), entre os participantes, de forma a desconstruir e reconstruírem a percepção de que aprender significativamente é ampliar e reconfigurar ideias já existentes, e com isso ser capaz de relacionar e acessar novos conteúdos. O grupo de 20 (vinte) viventes se dividiu em 04 (quatro) subgrupos de 05 (cinco) pessoas, com o intuito de vivenciarem simultaneamente a cada dia, através de visitas técnicas, debates, palestras e devolutivas, a realidade de saúde dos municípios supracitados, visitando os dispositivos de saúde, que vão desde os movimentos sociais à atenção primária, secundária e especialidades, em um período de 12 (doze) dias em imersão. Resultados: Pontos positivos: aprendizagem significativa, trabalho em equipe, proatividade, fraternidade, coletivo, afetações positivas. Pontos negativos: Falta de recursos humanos e financeiros suficientes, clima, pequenas divergências de ideias com a equipe, decepções, descaso com os gestores de saúde da localidade, falta de apoio. A partir das dificuldades e fortalezas vivenciadas para a organização do projeto, foi possível perceber que através do trabalho em equipe, e do sentimento de empatia, os desafios se tornavam mais fáceis de superar, mostrando a importância do respeito e da motivação, tais afetações guiaram toda a vivencia na edição Centro-Sul Piauiense, e que certamente serão as palavras-chave idealizadoras das próximas edições. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Nesse processo de vivência e estágios percebe-se a importância do projeto VER-SUS na formação de bons profissionais e atores/atrizes sociais, pois o mesmo possibilitaaos estudantes a vivência extramuros das universidades. O VER-SUS desconstrói paradigmas referentes ao SUS, e demonstra que a prática humanizada aliada ao novo modelo da ideia de promoção da saúde reconstrói ações efetivas de como lidar com o SUS, e como melhor tratar os usuários nas mais diversas categorias sociais, tornando-se um fator determinante para formação de bons profissionais.