Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

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O QUE VEM DEPOIS DO EVSUS/VERSUS: A ESTRATÉGIA DOS ENCONTROS ITINERANTES DO SUS BAHIA
Debora Moura dos Santos, Luciana de Oliveira Alves, Laíse Rezende de Andrade, Suiane da Costa Ferreira, Izabelle Pinto Camara, Décio Plácido dos Santos Neto

Última alteração: 2015-10-27

Resumo


APRESENTAÇÃO: A produção dos processos de cuidado à saúde vem passando por um momento de mudanças no que tange a garantia da integralidade e qualidade da atenção à saúde, exigindo dos profissionais a incorporação e adequação de práticas e saberes sobre o trabalho em saúde no Sistema Único de Saúde - SUS e o desenvolvimento de novas competências e habilidades. Para tal, umas das estratégias utilizadas tem sido a realização dos Estágios de Vivências que constituem importantes dispositivos que permitem ao estudante experimentar o cotidiano de trabalho da gestão e dos serviços de saúde como espaço de aprendizagem, configurando-se enquanto um princípio educativo e possibilitando a formação de profissionais comprometidos ético e politicamente com as necessidades de saúde da população. DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO: A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia - SESAB, através da Escola Estadual de Saúde Pública – EESP, em parceria com a Rede Unida, realiza o Estágio de Vivências no SUS Bahia/VERSUS Brasil que já teve 7 edições e contou com a inscrição de 20.025 estudantes e a participação de 2.113, entre mediadores de aprendizagem e estagiários dos 17 cursos de saúde, distribuídos em 55 municípios. Observa-se, portanto, que apenas cerca de 10% dos inscritos puderam participar do EVSUS/VERSUS. Pensando nisso, a EESP idealizou os Encontros Itinerantes do SUS Bahia que são espaços de debate/discussão sobre temas inerentes ao SUS, e tem como principal público-alvo os estudantes que não foram contemplados com vaga no EVSUS/VERSUS. RESULTADOS: Os Encontros Itinerantes do SUS já ocorreram em 4 Instituições de Ensino Superior (IES) do município de Salvador realizado pela EESP em parceria com as IES (docentes e estudantes), sendo estes últimos protagonistas da construção e execução dos encontros. Os temas debatidos foram: Reforma Sanitária, Perfil profissional para Saúde Coletiva, Políticas Públicas de Saúde e Formação em Saúde. Os 4 encontros contaram com a participação de cerca de 500 estudantes e professores de IES públicas e privadas. Estes espaços tem estimulado a construção de novas relações de compromisso entre as instituições de ensino e o SUS, tendo o processo de trabalho em saúde e a aproximação dos estudantes com este, como fio condutor para os processos de mudança na formação, além de democratizar o acesso a debates e reflexões sobre o SUS. CONSIDERAÇÕES FINAIS: A realização dos Encontros Itinerantes do SUS representa a necessidade de parcerias entre a saúde e a educação, a partir da associação do trabalho com a educação, no que tange a indução para o ordenamento da formação em saúde, qualificando futuros profissionais e despertando a capacidade de avaliar, propor e implementar políticas públicas de saúde nos sistemas locais de saúde da Bahia.  

Palavras-chave


Formação em Saúde; Integração educação e trabalho.