Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

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PRINCIPAIS ALTERAÇÕES DURANTE A GRAVIDEZ
Manuella Lalor LALOR

Última alteração: 2015-11-23

Resumo


Introdução: Durante toda a gestação, ocorrem alterações fisiológicas que envolvem todos os sistemas orgânicos, gerando expectativas, emoções, ansiedade medos e descobertas, exigindo um profundo conhecimento sobre todas as alterações ocorridas neste período para que, assim, seja oferecida uma adequada assistência à saúde da gestante. A realização de ações educativas no decorrer de todas as etapas do ciclo grávido-puerperal é muito importante, mas é no pré-natal que a mulher deverá ser melhor orientada para que possa viver o parto de forma positiva. Nesse contexto, durante o desenvolvimento de ações educativas a um grupo de gestantes contempladas com o programa Pet-Saúde Rede de Atenções no município de Benevides-PA surgiu a necessidade de produzir uma ação voltada à temática: Principais alterações na gravidez. Objetivos: Minimizar possíveis dúvidas e medos das gestantes durante o primeiro trimestre gestacional, explicando sobre as principais alterações que poderão ocorrer, além de proporcionar informações que ajudem a identificar até que ponto uma alteração é normal ou patológica. Descrição da experiência: A ação educativa foi desenvolvida por uma acadêmica de Enfermagem e outra de Nutrição da Universidade Federal do Pará e o enfermeiro da UBS-Benevides preceptor do projeto Pet-saúde. Para ficar didático dividimos a ação em quatro momentos. O 1° momento foi apresentação das principais alterações, através de slide com apenas figuras que demostrassem as alterações e condutas a serem seguidas pelas gestantes. O 2° foi o desenvolvimento da seguinte dinâmica: dentro de uma caixa colocou-se perguntas sobre o tema abordado e alguns mitos e verdades. A caixa era passada de mão em mão com uma música de fundo, quando a música parava a pessoa que estivesse com a caixa deveria retirar um papel e responder a pergunta contida nele. Quando era respondido de forma incompleta ou errada as acadêmicas completavam, para que não restassem dúvidas. A brincadeira terminou quando todas as perguntas foram respondidas. O 3° foi roda de conversa onde as mães puderam realizar troca de experiência e questionar sobre possíveis dúvidas. No 4° e último momento ocorreu o encerramento do encontro por meio de um lanche saudável, atentando as gestantes ao consumo de alimentos saudáveis. Resultados: Ao final da atividade as grávidas e ACS presentes, revelaram através de elogios que a atividade serviu para minimizar/reduzir suas dúvidas. Através da ação foi gerado um ambiente receptivo e interativo para outros encontros. Conclusão: A experiência permitiu aproximação com as gestantes, sendo importante tanto ao grupo responsável pela elaboração da atividade quanto às próprias gestantes. A realização da atividade educativa demonstrou ser de grande valia tendo em vista que muitas gestantes possuem dúvidas ou se sentem inseguras nessa fase, revelando a insuficiência de informações obtidas no pré-natal. Para o grupo Pet-Sáude foi uma experiência enriquecedora, pois levou acadêmicas ao encontro da realidade profissional, fazendo-as refletir sobre a importância do desenvolvimento de ações que possam levar conhecimento para a população, minimizando seus medos, anseios e dúvidas.

Palavras-chave


GRAVIDEZ, ALTERAÇÕES.

Referências


1-RODRIGUES, E.M et al. Protocolo na assistência pré-natal: ações, facilidades e dificuldades dos enfermeiros da Estratégia de Saúde da Família. Rev Esc Enferm USP2011; 45(5):1041-1047.

2-RIOS, C.T.F; CUNHA, N.F. Ações educativas no pré-natal: reflexão sobre a consulta de enfermagem como um espaço para educação em saúde. Ciência & Saúde Coletiva, 12(2):477-486, 2007.