Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

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A interdisciplinaridade na educação em saúde em uma Unidade de Saúde da Família da cidade de Novo Hamburgo
Sabrina Mendes Türck, Karine Ferreira Machado, Arthur Momberger Machado, José Werlei Lucena, Silvio Vitali Junior, Julia Brum, Marielly de Moraes

Última alteração: 2015-10-27

Resumo


No campo da saúde, as várias profissões têm um objeto de trabalho comum: o ser humano com carências de cuidado em saúde. Para uma abordagem integral que contemple as necessidades de saúde entra em cena a interdisciplinaridade, que se caracteriza por um processo complexo que aborda uma relação didática entre diferentes áreas (PIRES, 2008). Este trabalho relata vivências interdisciplinares entre nutricionistas e enfermeira residentes, estagiários de fisioterapia, e agentes comunitários de saúde (ACS) no processo de educação em saúde em uma unidade de saúde da família (USF) na cidade de Novo Hamburgo. A integração entre as diferentes áreas da saúde ocorreu em grupos de educação em saúde desenvolvida na USF, planejados pelas residentes de nutrição e de enfermagem. Desde a chegada dos estagiários na USF os mesmos foram acolhidos pela equipe e residentes, tendo sua primeira experiência interdisciplinar junto à equipe, e aos poucos se integrando aos grupos já existentes. Aconteciam três diferentes grupos: o hiperdia, o de saúde do homem e o de reeducação alimentar; todos com o objetivo de trabalhar educação em saúde com a comunidade. No primeiro encontro dos grupos os estagiários somente observaram o trabalho das residentes e a característica de cada grupo, para que nos próximos encontros pudessem administrar atividades. Em toda a experiência, houve contribuição das diferentes áreas, demonstrando conexão entre os diversos conhecimentos em cada assunto. Durante os grupos, que ocorriam na modalidade de roda de conversa, as residentes apresentavam o assunto a ser abordado e conversavam enfatizando a promoção da saúde e a prevenção de agravos; bem como esclareciam dúvidas. Inicialmente os estagiários de fisioterapia contribuíam com orientações e os ACS tinham o papel fundamental de informar a comunidade a respeito dos grupos, participavam ativamente e se instrumentalizavam com os assuntos. Podemos considerar que o trabalho interdisciplinar demostrou ser um fator positivo na busca pela integração entre as diferentes áreas da saúde, onde todos puderam contribuir com seus conhecimentos para promover a educação em saúde nos grupos. A inter-relação entre residentes de nutrição e enfermagem, estagiários de fisioterapia, e ACS foi satisfatória para a troca de informações entre estes profissionais da saúde durante a participação nos grupos, demostrando a importância de cada área e o quanto elas se complementam. Com o passar do tempo os estagiários foram se desprendendo do núcleo da fisioterapia e passaram a lidar com mais desenvoltura com questões que vão além do núcleo profissional de formação. Esta vivência interdisciplinar possibilitou perceber o quanto o trabalho em equipe torna mais fácil e agradável desenvolver atividades de educação em saúde. Pode-se concluir que para quebrar as fronteiras disciplinares é necessária a integração e interação entre as diversas áreas do conhecimento, propiciando que o trabalho interdisciplinar ocorra de forma integral e eficiente. Nesta experiência cada profissional contribuiu com seus conhecimentos para o mesmo fim, favorecendo a integralidade na saúde e a melhora na divulgação de informações, contribuindo para o trabalho de educação em saúde e a melhora da qualidade de vida das comunidades.  . 

Referências


PIRES. D. Reestruturação produtiva e trabalho em saúde. 2.ed. São Paulo: Annablume, 2008.