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A interdisciplinaridade na educação em saúde em uma Unidade de Saúde da Família da cidade de Novo Hamburgo
Última alteração: 2015-10-27
Resumo
No campo da saúde, as várias profissões têm um objeto de trabalho comum: o ser humano com carências de cuidado em saúde. Para uma abordagem integral que contemple as necessidades de saúde entra em cena a interdisciplinaridade, que se caracteriza por um processo complexo que aborda uma relação didática entre diferentes áreas (PIRES, 2008). Este trabalho relata vivências interdisciplinares entre nutricionistas e enfermeira residentes, estagiários de fisioterapia, e agentes comunitários de saúde (ACS) no processo de educação em saúde em uma unidade de saúde da família (USF) na cidade de Novo Hamburgo. A integração entre as diferentes áreas da saúde ocorreu em grupos de educação em saúde desenvolvida na USF, planejados pelas residentes de nutrição e de enfermagem. Desde a chegada dos estagiários na USF os mesmos foram acolhidos pela equipe e residentes, tendo sua primeira experiência interdisciplinar junto à equipe, e aos poucos se integrando aos grupos já existentes. Aconteciam três diferentes grupos: o hiperdia, o de saúde do homem e o de reeducação alimentar; todos com o objetivo de trabalhar educação em saúde com a comunidade. No primeiro encontro dos grupos os estagiários somente observaram o trabalho das residentes e a característica de cada grupo, para que nos próximos encontros pudessem administrar atividades. Em toda a experiência, houve contribuição das diferentes áreas, demonstrando conexão entre os diversos conhecimentos em cada assunto. Durante os grupos, que ocorriam na modalidade de roda de conversa, as residentes apresentavam o assunto a ser abordado e conversavam enfatizando a promoção da saúde e a prevenção de agravos; bem como esclareciam dúvidas. Inicialmente os estagiários de fisioterapia contribuíam com orientações e os ACS tinham o papel fundamental de informar a comunidade a respeito dos grupos, participavam ativamente e se instrumentalizavam com os assuntos. Podemos considerar que o trabalho interdisciplinar demostrou ser um fator positivo na busca pela integração entre as diferentes áreas da saúde, onde todos puderam contribuir com seus conhecimentos para promover a educação em saúde nos grupos. A inter-relação entre residentes de nutrição e enfermagem, estagiários de fisioterapia, e ACS foi satisfatória para a troca de informações entre estes profissionais da saúde durante a participação nos grupos, demostrando a importância de cada área e o quanto elas se complementam. Com o passar do tempo os estagiários foram se desprendendo do núcleo da fisioterapia e passaram a lidar com mais desenvoltura com questões que vão além do núcleo profissional de formação. Esta vivência interdisciplinar possibilitou perceber o quanto o trabalho em equipe torna mais fácil e agradável desenvolver atividades de educação em saúde. Pode-se concluir que para quebrar as fronteiras disciplinares é necessária a integração e interação entre as diversas áreas do conhecimento, propiciando que o trabalho interdisciplinar ocorra de forma integral e eficiente. Nesta experiência cada profissional contribuiu com seus conhecimentos para o mesmo fim, favorecendo a integralidade na saúde e a melhora na divulgação de informações, contribuindo para o trabalho de educação em saúde e a melhora da qualidade de vida das comunidades. .
Referências
PIRES. D. Reestruturação produtiva e trabalho em saúde. 2.ed. São Paulo: Annablume, 2008.