Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

Tamanho da fonte: 
PROJETO VER-SUS: VIVENCIANDO A REALIDADE DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE
Kauana Dall' Agnese Caregnatto

Última alteração: 2015-11-30

Resumo


APRESENTAÇÃO: O projeto Vivências e Estágios na Realidade do Sistema Único de Saúde (VER-SUS) são estágios e vivências que possibilitam o despertar de uma visão ampliada do conceito de saúde que pretende estimular a formação de trabalhadores para o SUS, comprometidos com os princípios diretrizes do sistema. Possibilita o experimento de um novo espaço de aprendizagem a partir do cotidiano das organizações e serviços de saúde. Proporciona a nós estudantes uma experiência única e reveladora, sendo uma amostra da realidade do SUS, pois, muitas interfaces são ocultadas e suprimidas durante a formação acadêmica. Um projeto que constrói e reconstrói conceitos, ressaltando o reconhecimento de trabalhar coletivamente com diversos saberes sejam eles científicos/sagrados ou populares/profanos; bem como uma relevância de troca de experiência para melhoramento dos serviços prestados na saúde, auxiliado na formação de uma opinião sobre o SUS, caracterizado como "um movimento de movimentos".

Palavras-chave


Enfermagem, Sistema Único de Saúde, Estudantes de Enfermagem.

Referências


  1. 1. BRASIL. Ministério da Saúde. Projeto VER-SUS [acessado em 08 de maio de 2015]. Disponível em: http://www.otics.org/estacoes-de-observacao/versus/versus-1/apresentacao
  2. Lira Neto JCG, Freitas RWJF de, Brito ECC et al. VER-SUS: um relato de experiência sobre uma vivência-estágio na realidade do Sistema Único de Saúde.  Rev enferm UFPE on line. Recife, 7(esp):1042-6, mar., 2013.
  3. BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Superior. Resolução CNE/CES nº 3 de 7 de novembro de 2001 que institui Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Enfermagem. Acessado em 10 de maio de 2015. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/Enf.pdf