Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

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Construindo um mapa conceitual sobre a pré-eclâmpsia utilizando a caixa dos saberes
celsa silva moura da silva moura souza, Regismeire Lima, Erika Camargo, Luana Serruya, Rosana Moyses, Carolina Pinheiro, Maria Regina Torloni

Última alteração: 2015-10-27

Resumo


APRESENTAÇÃO: As transformações de cenários na área da saúde possibilitam valorizar a interação entre os sujeitos e a incorporação de outros saberes e da ciência. Assim a melhor forma de transmissão do conhecimento é aquela que conta com a participação do próprio indivíduo que é alvo do cuidado, em uma interação que leve em consideração seus anseios, necessidades, particularidades e expectativas. Por isso, o momento das práticas educativas desenvolvidas de forma adequada no pré-natal podem revelar aspectos da aceitabilidade e a adesão ao cuidado favorecendo para que as grávidas sejam protagonistas na tomada de decisão. A caixa dos saberes é uma ferramenta da promoção da saúde na busca de conscientizar e apontar fatores de risco durante a gestação, de modo que isso seja captado e compreendido pelas grávidas. As metodologias educativas, quando adaptada para a necessidade local, auxiliam na construção da autonomia dos participantes. Por isso, o propósito da dinâmica “caixa de saberes” é informar acerca dos conceitos básicos de pré-eclampsia e da utilização dos alimentos como aliados na sua prevenção. OBJETIVOS: O objetivo da atividade é a interação e o envolvimento das grávidas de forma lúdica e participativa a fim de obter resultados mais eficazes para prevenir a pré-eclâmpsia. METODOLOGIA: A atividade foi realizada mensalmente com gestantes presentes para consulta do programa de pré-natal em uma unidade básica de saúde na cidade de Manaus, entre fevereiro a setembro de 2015. Foi utilizada a estratégia de ensinagem como ferramenta, o mapa conceitual que por meio da atividade educativa intitulada pelos moderadores como “A caixa de saberes” para incentivar a participação das grávidas de modo interativo e esclarecedor. O intuito da estratégia com técnicas pedagógicas auxilia na construção de conceitos específicos, sem desprezar os conhecimentos vividos e o contexto social de cada usuário. Essa ferramenta tem como desafio construir ao longo da dinâmica a identificação de conceitos básicos e das conexões entre os conhecimentos individuais e as informações coletivas. Isso é possível a medida que os participantes conectam, processam e ampliam o quadro de ideais do grupo como um todo. Nesse momento o mapa conceitual possibilita que ocorra uma reconstrução de conceitos quando a mobilização ocorre de forma contínua. Isso somente é possível quando o usuário participa de toda a complementação das ideais do início ao fim.  Para o grupo esse é momento da construção do conhecimento oriundo do senso comum, da ciência e dos contextos sociais que vão se ampliando na medida em que as conexões se processam e permite a elaboração da síntese de ideias e conceitos numa visão de totalidade. A atividade é realizada em pequenos grupos, média de oito gestantes, nas unidades básicas de saúde no momento anterior a consulta do pré-natal em ambiente fechado. As participantes sentam em roda e a atividade é inicialmente conduzida por uma orientadora nutricionista e/ou por uma estudante de medicina que explanam sobre a atividade, sobre alimentos regionais ricos em cálcio e sua importância na prevenção da pré-eclâmpsia e quais os principais sintomas. Posteriormente uma caixa fechada, contendo cartões com textos que simulam situações problemas do cotidiano sobre alimentação da gestante é passada no grupo e cada participante é convidado a retirar um cartão e ler para os demais o texto escolhido. Em seguida o moderador pergunta ao grupo se o cartão deve ser colado em um desenho representado por um coração feliz (situações consideradas corretas do ponto de vista nutricional) ou no outro representado por um coração triste (situações consideradas incorretas  do ponto de vista nutricional e pobre em nutrientes).  As gestantes do grupo optam pelo  coração.  E de acordo com as fragilidades de conhecimento sobre o assunto, as perguntas das participantes. Os moderadores explicam o que está em desacordo na situação simulada e quais as consequências de hábitos como os descritos nos cartões para o aumento de hipertensão, obesidade e pré-eclâmpsia no período gestacional. Posteriormente a resposta do grupo segue uma discussão aberta, com incentivo a participação de todos os presentes baseado no conhecimento prévio de cada gestante e novas perguntas surgem e as respostas são construídas coletivamente para que o mapa conceitual seja organizado conforme a reconstrução de ideias.  Cabe ao moderador o incentivo aos questionamentos sobre o tema, a ponderação de questões que estejam em desacordo. Ao término é realizado uma avaliação das informações trabalhadas pelo grupo para verificar a sistematização das principais informações geradas. Nesse processo de avaliação da efetividade da prática educativa é feito indagações do tipo: “  1-quais os sintomas da hipertensão e da pré-eclâmpsia? 2- quais os alimentos que são fonte de cálcio ? e 3- Qual tipo de atendimento de saúde devo procurar, caso aparece os sintomas?”. Além, de uma ficha com alguns alimentos para verificar a identificação individual dos alimentos como forma de avaliação final.   RESULTADOS: A atividade foi realizada em oito grupos diferentes com participação unânime das gestantes. A gestante após ler o seu cartão escolhido respondia intuitivamente àquela questão logo no inicio da discussão, o que levava a participação de todas pelo menos uma vez. A forma lúdica representada pelos desenhos das “carinhas” trazia desconcentração na abordagem inicial que contribuía no incentivo as primeiras indagações. Todas as perguntadas endereçadas ao moderador retornavam ao grupo para que o mesmo ajudasse na construção do conceito adequado através das falas das participantes. O moderador nesse momento também trazia informações que contribuíam para o resultado coletivo. Conhecimento Prévio X Conhecimento Novo: As experiências do cotidiano das gestantes eram valorizadas para formação dos conceitos, visto que cada indivíduo traz consigo uma carga de vivência de experiências anteriores próprias e coletivas, que contribuem na construção dos novos saberes, que intensifica a idéia da autonomia do saber que leva as escolhas mais efetivas. A complementação de novas informações trazidas pelo moderador é compreendida como mais uma participação nessa reconstrução coletiva. O tempo utilizado no desenvolvimento da estratégia variou entre 40 a 60 minutos dependendo da participação e dos conhecimentos prévios das gestantes.   CONSIDERAÇÕES FINAIS: As participantes mostraram uma efetividade significativa quanto a participação no momento da prática. Houve o aumento da interação entre as mesmas e melhora no desempenho na construção dos novos conceitos uma vez que essa ferramenta leva em consideração que cada indivíduo traz consigo uma carga de vivência diferenciada.

Palavras-chave


educação;prática educativa;gestação