Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

Tamanho da fonte: 
A IMPORTÂNCIA DA CAPACITAÇÃO DA SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA NA FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO
Paula Beatriz de Souza, Dase Luyza de Sousa, Érika Rayanne Costa da Silva, Ana Safira Trajano da Silva, Rita de Kassia Soares da Silva, Helena Priscila Pereira, Edivania de Almeida Silva, Lucelia Fernandes de Almeida

Última alteração: 2015-10-23

Resumo


APRESENTAÇÃO: A Sistematização da Assistência de Enfermagem SAE, é um programa que tem por intuito padronizar o processo de assistência prestada pela enfermagem, sendo de inteira responsabilidade do enfermeiro, determinado pelo COFEN nº 272/02. No entanto, durante a graduação, o discente não é devidamente capacitado para utilizar-se desse instrumento, desconhecendo sua importância. Devido a essa deficiência durante a graduação, o futuro profissional, ao se deparar com a obrigatoriedade da utilização da SAE, seja em uma instituição de saúde pública ou privada, encontrará dificuldades na utilização do mesmo, comprometendo, a prestação do atendimento. OBJETIVO: Destacar a importância de uma melhor capacitação dos programas de sistematização da assistência durante a formação dos acadêmicos de graduação em enfermagem. METODOLOGIA: Esta pesquisa consistiu em um relato de experiência, de forma descritiva, desenvolvida por acadêmicos de enfermagem, regularmente matriculada no 8º período do referido curso, elaborada no segundo semestre no ano de 2015, mediante análise observacional de como a SAE está sendo abordada na atual grade curricular. RESULTADOS: Percebemos que durante a graduação pouco é ensinado sobre a importância da SAE. Capacitar esse futuro profissional durante a formação é fundamental, tendo em vista que após a graduação essa ferramenta será um dos nossos instrumentos de trabalho e devemos está capacitados para utiliza-lo de forma adequada para uma melhor qualidade na prestação da assistência nos diferentes âmbitos de atuação. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Concluímos ao final deste trabalho que a capacitação da SAE durante a graduação é de extrema importância para melhor fundamentação da prática de enfermagem, ao propiciar uma padronização e favorecer um atendimento mais eficiente e eficaz. Entretanto, na prática, observou-se que a forma como este aprendizado está sendo repassado para os discentes, não propicia aos mesmos, segurança técnica e teórica para utilizarem-se desse instrumento tão essencial nas práticas do cuidado em Enfermagem.

Palavras-chave


Sistematização da assistência, Educação em saúde, Promoção à saúde

Referências


Conselho Federal de Enfermagem. Resolução COFEN nº 272/2002. Disponível em: URL: htttp://www.portalcofen.com.br/_novo portal.

BRASIL. Ministério da Saúde. Sistematização da Assistência de Enfermagem : atitude de ampliação de acesso. Brasília: Ministério da Saúde, 2008.