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A IMPORTÂNCIA DO PROGRAMA INTERDISCIPLINAR COMUNITÁRIO DURANTE A GRADUAÇÃO
Última alteração: 2015-10-27
Resumo
INTRODUÇÃO: A composição de uma equipe multidisciplinar é feita por profissionais de diversas áreas, que devem avaliar o paciente como um todo, na busca de uma relação mais humanizada. O programa interdisciplinar comunitário PIC, é o novo método de educação utilizado para o trabalho em equipe. Essa pratica é desenvolvida por um grupo de acadêmicos do mesmo período na graduação e de cursos distintos da área da saúde, que terão a missão de desenvolver um trabalho multiprofissional no âmbito da atenção básica, visto que a fragmentação no processo do cuidar é comumente encontrada nos campos de atuação. OBJETIVO: Destacar a importância do trabalho da multidisciplinaridade durante a graduação. METODOLOGIA: Estudo descritivo, do tipo relato de experiência, desenvolvido por acadêmicas do curso de enfermagem da Universidade Potiguar UNP no segundo semestre letivo do ano de 2015, durante aulas teóricas, práticas e vivenciais desenvolvidas no programa interdisciplinar comunitário, mediante diagnóstico e sistematização das necessidades de saúde na comunidade. Foi realizado o planejamento e o desenvolvimento de metodologias de intervenção na atenção básica. Esse processo foi dividido em momentos tais como: Territorialização de atuação, divisão da área e micro área de abrangência e visita domiciliar. RESULTADOS: Após a construção do conhecimento da realidade social na qual seria inserido o programa, realizamos um projeto terapêutico singular PTS, onde ocorre às reuniões em equipe que contemplam as discussões dos casos e decisões conjuntas, momento em que cada acadêmico também tem a oportunidade de apontar as dificuldades encontradas por ele. Após esse levantamento de dados, a equipe realiza a solução para cada problema encontrado durante a coleta de dados e finalizamos o programa com uma ação de aplicação das propostas apontadas. CONCLUSÃO: Podemos concluir ao final do PIC, que a interdisciplinaridade e a troca de conhecimento são ferramentas essenciais para a promoção da saúde. Portanto, se faz necessário compreendemos que saúde não é construída apenas com um agente ou categoria profissional, mas sim, com sujeitos de áreas do conhecimento distintas, porém, que buscam um denominador comum, que é uma forma mais eficiente de realizar prevenção e promoção da saúde.
Palavras-chave
Educação em saúde, Equipe interdisciplinar, Promoção à saúde
Referências
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996. 148p. Reimp. 2010.
MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. São Paulo: Cortez, 2000. 118p.Reimp.2007.
BARROS, J. O. A construção de projetos terapêuticos no campo da saúde mental: apontamentos acerca das novas tecnologias de cuidado. São Paulo, 2009. [Dissertação]. Faculdade de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional da FMUSP, Universidade de São Paulo.