Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

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A IMPORTÂNCIA DO PROGRAMA INTERDISCIPLINAR COMUNITÁRIO DURANTE A GRADUAÇÃO
Paula Beatriz de Souza, Dase Luyza de Sousa, Érika Rayanne Costa da Silva, Ana Safira Trajano da Silva, Rita de Kassia Soares da Silva, Carla Karoline da Silva Simião, Edivania de Almeida Silva, Lucelia Fernandes de Almeida

Última alteração: 2015-10-27

Resumo


INTRODUÇÃO: A composição de uma equipe multidisciplinar é feita por profissionais de diversas áreas, que devem avaliar o paciente como um todo, na busca de uma relação mais humanizada. O programa interdisciplinar comunitário PIC, é o novo método de educação utilizado para o trabalho em equipe. Essa pratica é desenvolvida por um grupo de acadêmicos do mesmo período na graduação e de cursos distintos da área da saúde, que terão a missão de desenvolver um trabalho multiprofissional no âmbito da atenção básica, visto que a fragmentação no processo do cuidar é comumente encontrada nos campos de atuação. OBJETIVO: Destacar a importância do trabalho da multidisciplinaridade durante a graduação. METODOLOGIA: Estudo descritivo, do tipo relato de experiência, desenvolvido por acadêmicas do curso de enfermagem da Universidade Potiguar UNP no segundo semestre letivo do ano de 2015, durante aulas teóricas, práticas e vivenciais desenvolvidas no programa interdisciplinar comunitário, mediante diagnóstico e sistematização das necessidades de saúde na comunidade. Foi realizado o planejamento e o desenvolvimento de metodologias de intervenção na atenção básica. Esse processo foi dividido em momentos tais como: Territorialização de atuação, divisão da área e micro área de abrangência e visita domiciliar. RESULTADOS: Após a construção do conhecimento da realidade social na qual seria inserido o programa, realizamos um projeto terapêutico singular PTS, onde ocorre às reuniões em equipe que contemplam as discussões dos casos e decisões conjuntas, momento em que cada acadêmico também tem a oportunidade de apontar as dificuldades encontradas por ele. Após esse levantamento de dados, a equipe realiza a solução para cada problema encontrado durante a coleta de dados e finalizamos o programa com uma ação de aplicação das propostas apontadas. CONCLUSÃO: Podemos concluir ao final do PIC, que a interdisciplinaridade e a troca de conhecimento são ferramentas essenciais para a promoção da saúde. Portanto, se faz necessário compreendemos que saúde não é construída apenas com um agente ou categoria profissional, mas sim, com sujeitos de áreas do conhecimento distintas, porém, que buscam um denominador comum, que é uma forma mais eficiente de realizar prevenção e promoção da saúde.

Palavras-chave


Educação em saúde, Equipe interdisciplinar, Promoção à saúde

Referências


FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996. 148p. Reimp. 2010.

MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. São Paulo: Cortez, 2000. 118p.Reimp.2007.

BARROS, J. O. A construção de projetos terapêuticos no campo da saúde mental: apontamentos acerca das novas tecnologias de cuidado. São Paulo, 2009. [Dissertação]. Faculdade de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional da FMUSP, Universidade de São Paulo.