Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

Tamanho da fonte: 
DIAGNÓTICO DA SITUAÇÃO DE SAÚDE DA POPULAÇÃO DE UMA COMUNIDADE EM RECIFE, PERNAMBUCO
Natá¡lia Maria Santana de Albuquerque, Izabella Karlla Lopes de Andrade, Jessika Lima Martins dos Santos Lima, Larissa Maria Barros da Rocha, Marina Alves da Silva, Priscila Renata do Nascimento Gomes Brito, Raphaela Delmondes do Nascimento

Última alteração: 2015-10-27

Resumo


Este estudo foi oriundo da imersão de acadêmicos de enfermagem da Universidade de Pernambuco nas atividades práticas de descrição da situação de saúde de um território vinculado a Estratégia Saúde da Família. Esta situação remete a compreensão da realidade e da dinâmica existente entre o território, suas famílias e indivíduos, sujeitos as influências de suas interações. Teve como objetivo realizar o diagnóstico da situação de saúde, analisar o território e sua organização social, identificar o tipo de morbidade predominante e promover ações educativas com o intuito de prevenir o adoecimento da população. O método utilizado na pesquisa é de caráter qualitativo e quantitativo, caracterizando um estudo transversal, o local de estudo foi na comunidade Córrego do José Grande no bairro do Alto José Bonifácio, localizado na zona norte da cidade do Recife, Pernambuco, no período de março a junho de 2014. A coleta de dados se deu por meio das visitas domiciliares e entrevistas, utilizando-se a ficha A do SIAB, a elaboração do mapeamento da área, e posterior organização dos dados obtidos por meio de tabelas e gráficos no programa Microsoft Excel. Obteve-se as características de acesso, de seus equipamentos sociais, condições sanitárias e de moradia do local e após análise houve o reconhecimento da situação de saúde da população, assim como de suas respectivas morbidades predominantes (diabetes e hipertensão), além de ter sido promovida uma ação educativa para população voltada para a leptospirose e a dengue. Havendo a compreensão que a saúde dos moradores de um determinado território é produto de suas práticas sociais, sendo necessário realizar o diagnóstico da situação de saúde, através do qual se mostra como essas práticas interferem no processo saúde-doença, para que dessa forma, melhor se articule ações de promoção, prevenção e tratamento, construindo uma atenção primária que análise e intervenha nos problemas da população. Diante do processo vivenciado fica evidente a importância da Estratégia de Saúde da Família dentro de um território, contribuindo para a busca de uma saúde digna para os moradores. Na comunidade, os discentes tiveram seu primeiro contato com o processo de trabalho de uma Equipe de Saúde, sendo esta uma atividade enriquecedora, na qual aprendemos uns com os outros e com os profissionais da saúde envolvidos.

Palavras-chave


Atenção Primária à Saúde; Diagnóstico da Situação de Saúde; Enfermagem.

Referências


BOFF, Leonardo. Saber cuidar: ética do humano – compaixão pela terra. Petrópolis, 2003, 1999, 199p.

FREITAS, C. M.; PORTO, M. F. Saúde, ambiente e sustentabilidade. Rio de Janeiro: FIOCRUZ, 2006, 119 p.

GARRAFA, Volnei. Bioética e saúde. Revista O mundo da saúde. São Paulo: Centro Universitário São Camilo, 1999, a. 23, v. 25, n. 5, p. 263-269.

O SUS e um dos seus dilemas: mudar a gestão e a lógica do processo de trabalho em saúde (um ensaio sobre a micropolítica do trabalho vivo). In: FLEURY. S. (Org.) Saúde e democracia: a luta do CEBES. São Paulo: Lemos Editorial, 1997-c, p. 125-141.

MENDES, Eugenio Vilaça; TEIXEIRA, Carmem F.; ARAÚJO, E. C.; CARDOSO, M. R. L. Distrito sanitário: conceitos-chave. In: MENDES, E. V. (Org.) Distrito sanitário:

MATTOS

Portaria GM/MS nº 648 de 28 de março de 2006. Aprova a Política Nacional de Atenção Básica, e estabelecendo a revisão de diretrizes e normas par a organização da Atenção Básica para o Programa Saúde da Família (PSF). Brasília: Ministério da Saúde, 2006. Disponível na rede mundial de computadores, página www.saúde.gov.br.

MONKEN, Mauricio; BARCELLOS, Cristovam. Vigilância em saúde e território utilizado: possibilidades teóricas e metodológicas. Cad. Saúde Pública [online]. 2005, vol.21, n.3, pp. 898-906. ISSN 0102-311X.  doi:10.1590/S0102-311X2005000300024.

PEDUZZI, Marina.Equipe multiprofissional de saúde: conceito e tipologia, Rev Saúde Pública 2001;35(1):103-9 103.www.fsp.usp.br/rsp.