Tamanho da fonte:
EXPERIÊNCIA DE ACADÊMICOS DE ENFEMAGEM PARTICIPANTES DE UMA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA QUE ATUA COMO ARTICULADORA DE UM MOVIMENTO SOCIAL
Última alteração: 2015-11-04
Resumo
O curso de Enfermagem da Universidade de Pernambuco tem possibilitado à participação dos seus acadêmicos em diversos trabalhos e ações extensionistas. O Projeto de Extensão Integração Morhan: Integralizando Práticas Acadêmicas a um Movimento Social, vem realizando ações desde 2011 integrando estudantes de enfermagem às atividades do Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase (Morhan), que possui como objeto de reflexão e ação a luta pela garantia dos direitos das pessoas acometidas pela hanseníase, sendo a favor da eliminação da mesma, como problema de saúde pública. O grupo vivência uma dinâmica que ocorre entre professores, alunos e voluntários do movimento. Esse relato de experiência é fruto da participação dos discentes extensionistas e objetiva caracterizar a importância da integralização das práticas acadêmicas a um movimento social que a extensão vem oportunizada, além de apresentar as atividades desenvolvidas na mesma. Atualmente o projeto em questão, conta com seis estudantes e foi contemplado com bolsa do edital PIBIEXT/UPE/2015. Possui como método de trabalho a interdisciplinaridade do tripé do ensino, pesquisa e extensão. Entre as ações extensionistas desempenhadas ao decorrer de 2014/2015 temos: a organização da oficina de capacitação para profissionais de saúde e posterior oficina de monitoramento e avaliação, a elaboração de seminários, a presença em reuniões com a gestão municipal e estadual para a discussão sobre a condução da política de controle da hanseníase e com o ministério público para a articulação com o movimento. Os acadêmicos inseridos no projeto têm a oportunidade de vivenciar reflexões e ações do movimento, tomando com eixo principal a compreensão da realidade de determinados grupos populacionais, que se encontram expostos a diferentes situações de vulnerabilidade, como os usuários com hanseníase. É perceptível o impacto na formação acadêmica ao longo das ações trabalhadas, onde se percebe a formação de um profissional de enfermagem com senso crítico e reflexivo, além do embasamento que irá possuir em relação à compreensão dos fatores desencadeantes e do processo saúde-doença que envolve a hanseníase. Assim, esta experiência de inserção dos estudantes no Projeto de Extensão: Integração Morhan, resultou em um notório enriquecimento no processo ensino-aprendizagem, uma vez que promoveu a integralização dos conceitos trabalhados por meio de vivências teóricas e práticas ao decorrer do projeto.
Palavras-chave
Enfermagem; Hanseníase; Saúde Pública.
Referências
GOHN, M. G. Movimentos Sociais na Contemporaneidade. Revista Brasileira de Educação v.16 n. 47 maio-ago. 2011.
ANDRADE, V.;VELLOSO, A. P. Hanseníase, curar para eliminar. Porto Alegre: Edição das Autoras, 2002.
MORHAN. Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase. http://www.Morhan.org.br. Acesso em 12 de julho de 2014.